Por que ser Professor? Narrativas de egressos do Curso de Licenciatura em Matemática da Unimontes (2020-2023)

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10.37001/ripem.v15i2.4549

Palavras-chave:

Escolha da Licenciatura, Formação Inicial de Professores de Matemática, História Oral, Motivações e Influências

Resumo

Este estudo orientou-se pelo objetivo de compreender as motivações e influências para a escolha de cursar uma licenciatura e ser professor, dos egressos do Curso de Matemática da Unimontes, graduados no período de 2020 a 2023. Fundamentados na metodologia História Oral, realizamos a escuta de 17 licenciados desse curso. O trabalho tem o potencial de contribuir para pesquisas no campo da Educação Matemática ao fornecer subsídios para investigações que têm como foco a escolha da licenciatura. Após a categorização das narrativas apresentadas pelos depoentes, elegemos quatro categorias de análise: O professor da Educação Básica como inspiração; Encanto e gosto pela Matemática; A influência familiar na escolha da licenciatura; e Segunda opção. Os resultados nos permitem concluir que a escolha dos participantes de ingressarem em uma licenciatura e de se tornarem professores, veio a partir de influências e motivações intrínsecas, como o encanto e o gosto pela Matemática, e extrínsecas, quais sejam, professores que eles tiveram durante a Educação Básica e que serviram de inspiração e motivação, assim como a família, fatores econômicos e regionais.

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Publicado

12-05-2025

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Seção

Artigos

Como Citar

Oliveira, S. M. de, & Almeida, S. P. N. de C. e. (2025). Por que ser Professor? Narrativas de egressos do Curso de Licenciatura em Matemática da Unimontes (2020-2023). Revista Internacional De Pesquisa Em Educação Matemática, 15(2). https://doi.org/10.37001/ripem.v15i2.4549