Divisão e Proporção como entraves no ensino de Física: percepções de professores do Ensino Médio
Palavras-chave:
Ensino de Física, Divisão, ProporçãoResumo
O estudo teve como objetivo analisar, por meio de narrativas, como os professores do Ensino Médio lidam com o ensino de conteúdos de Física relacionados a divisão e proporção. Consideramos a influência do contexto social, histórico e político na construção das práticas pedagógicas e a necessidade de revisitar conceitos não consolidados no Ensino Fundamental. A pesquisa foi fundamentada no Enfoque Ontossemiótico do Conhecimento e da Instrução Matemática (EOS) e no ensino crítico das Ciências da Natureza. Realizamos entrevistas semiestruturadas com sete professores da rede estadual, através da Análise de Conteúdo e sob o EOS. Houve consenso sobre a falta de domínio dos conceitos de divisão e proporção pelos estudantes, o que impacta a aprendizagem da Física. Concluímos que é necessário ampliar a carga horária da disciplina, fortalecer práticas interdisciplinares e implementar políticas públicas que possibilitem a revisão dos conhecimentos básicos de Matemática no Ensino Médio.
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