Colaboração em Estudos de Aula: limites, desafios e perspectivas no contexto de Portugal

Autores

10.37001/ripem.v15i3.4597

Palavras-chave:

Estudo de Aula, Lesson Study, Formação de Professores, Práticas de Colaboração, História Oral

Resumo

Neste artigo objetivamos analisar experiências de investigações de doutorado portuguesas no campo de Estudos de Aula (Lesson Study) em Educação Matemática, procurando identificar desafios e dificuldades relativas à prática de colaboração. A pesquisa, de natureza qualitativa e caráter exploratório, apoia-se na entrevista a partir da história dos grupos de trabalho constituídos por quatro pesquisadoras. Como referencial teórico adotamos autores do campo da colaboração e formação de professores. Foram analisadas as experiências relativas à elaboração de quatro teses defendidas entre 2018 e 2024 na Universidade de Lisboa. As narrativas apontam desafios enfrentados nos processos investigativos: o tempo como fator limitante; existência de relações hierárquicas, mesmo que não explícitas; e insegurança no conhecimento de conteúdo matemático. Os resultados oferecem pistas que podem inspirar práticas formativas futuras em Educação Matemática, em contextos diversos, tanto em Portugal quanto na América Latina.

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Publicado

04-09-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Silva, D. . A., Ciríaco, K. T. . ., & Ponte, J. P. da . (2025). Colaboração em Estudos de Aula: limites, desafios e perspectivas no contexto de Portugal. Revista Internacional De Pesquisa Em Educação Matemática, 15(3), 1-21. https://doi.org/10.37001/ripem.v15i3.4597