A Interdisciplinaridade em Práticas de Modelagem Matemática no Contexto da Educação do Campo
Palavras-chave:
Educação do Campo, Modelagem Matemática, InterdisciplinaridadeResumo
Este artigo tem por intuito discutir a Modelagem Matemática como potencializadora de práticas interdisciplinares no âmbito da Educação do Campo. Com base em uma pesquisa bibliográfica envolvendo teses, dissertações, artigos de periódico e anais de eventos, buscamos compreender de que forma a Modelagem tem potencializado a articulação entre diferentes áreas do conhecimento. A análise evidenciou que, ao propor a investigação de problemas reais vivenciados pelas comunidades camponesas, a Modelagem favorece o rompimento com a lógica disciplinar tradicional. Neste contexto, foram identificados conteúdos diversos da Matemática articulados a saberes de diferentes áreas, demonstrando que ela favorece articulações entre a matemática e as demais ciências, entre saberes escolares e camponeses, entre ciência e cultura, entre escola e território. Com isso, a Modelagem contribui para a superação dos desafios educacionais relacionados à linearidade curricular, à dissociação de saberes e à fragmentação nos campos de conhecimento.
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