A criticidade em Modelagem na Educação Matemática: vozes dos pesquisadores

Autores

10.37001/ripem.v15i3.4616

Palavras-chave:

Criticidade, Educação Matemática, Modelagem Matemática, Pesquisadores

Resumo

Este artigo tem como objetivo identificar as diferentes abordagens e enfoques da criticidade em Modelagem na Educação Matemática de pesquisadores brasileiros escolhidos por seu reconhecimento / inserção nos cenários nacional e internacional da pesquisa acadêmica. Realizamos entrevistas semiestruturadas com os pesquisadores Rodney Bassanezi, Lourdes Almeida, Dionísio Burak, Jonei Barbosa e Milton Rosa, buscando confrontar suas abordagens e enfoques de criticidade com as suas próprias concepções / perspectivas teórico-metodológicas de Modelagem. A análise das entrevistas revelou que suas concepções possuem muitas convergências, embora com fundamentação teórico-bibliográfica diferenciada e com certa diversidade de bases epistemológicas. As vozes dos pesquisadores refletiram uma clara coerência teórica e prática entre suas abordagens e enfoques da criticidade com as suas concepções de Modelagem, com destaque para a importância da criticidade estar inerentemente atrelada a todas as etapas / fases /ciclos de Modelagem sendo, em última análise, fundamental para a formação crítica, reflexiva e cidadã dos estudantes.

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Referências

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Publicado

04-09-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Morais, M. S. de, Reis, F. da S. ., & Lopes, A. P. C. e . (2025). A criticidade em Modelagem na Educação Matemática: vozes dos pesquisadores. Revista Internacional De Pesquisa Em Educação Matemática, 15(3), 1-23. https://doi.org/10.37001/ripem.v15i3.4616