Saberes docentes em processo de formação continuada de professoras alfabetizadoras

Autores/as

10.37001/ripem.v10i3.2348

Palabras clave:

Saberes Docentes, Formação Continuada, Professoras Alfabetizadoras, Matemática, Ensino e Aprendizagem

Resumen

Este artigo tem como objetivo analisar os saberes docentes de professoras alfabetizadoras mobilizados na prática de alfabetização matemática. A fundamentação teórica dar-se a partir das pesquisas de Shulman; Gauthier e Tardif que tratam da mobilização de saberes na prática docente. A pesquisa teve como contexto um curso de formação continuada para professores alfabetizadores. Os participantes foram professoras alfabetizadoras que lecionam em turmas de alfabetização em uma escola municipal de Marabá-PA. A construção das informações se deu a partir de registros das atividades realizadas pelas professoras durante os encontros formativos e de seus relatórios de experiência. O método de análise utilizada foi a Análise Textual Discursiva. Os resultados da pesquisa apontaram que na ação educativa as docentes mobilizam uma pluralidade de saberes: saberes da experiência, saberes do conteúdo, saberes pedagógicos, saberes curriculares e saberes da ciência da educação, os quais são necessários à prática de alfabetização matemática.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Referencias

Brasil. (2014). Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: caderno de apresentação. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Brasília: MEC/SEB

Gauthier, C. et al. (2013). Por uma Teoria da Pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. 3. ed. Ijuí: Unijuí.

Minayo, M. C. de S. (Org.). (2015). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 34. ed. Petrópolis, RJ: Vozes.

Moraes, R. & Galiazzi, M. do C. (2011). Análise Textual Discursiva. 2. ed. Ijuí: Unijuí.

Shulman, L. S. (1986). Those who understand: the knowledge growths in teaching. Educational Researcher, 15 (2), 04-14.

Shulman, L. S. (2005). Conocimiento y enseñanza: fundamento de lanueva reforma. Revista de currículum y formación del profesorado. 9 (2), 1-30.

Tardif, M. (2014). Saberes Docentes e Formação Profissional. 16. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

Publicado

2020-09-01

Número

Sección

Artículos

Cómo citar

Silva, F. C. da, & Gonçalves, T. O. . (2020). Saberes docentes em processo de formação continuada de professoras alfabetizadoras. Revista Internacional De Pesquisa En Educación Matemática, 10(3), 117-129. https://doi.org/10.37001/ripem.v10i3.2348