A literatura de cordel na aula de Matemática da EPJAI como uma proposta interdisciplinar

Autores

10.37001/ripem.v15i3.4481

Palavras-chave:

Literatura de Cordel, Aula de Matemática, EJA, Interdisciplinaridade

Resumo

Este presente artigo tem como objetivo investigar como a literatura de cordel pode promover uma proposta interdisciplinar nas aulas de Matemática da Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas (EPJAI). A pesquisa, de abordagem qualitativa, utilizou observações e entrevistas para a produção de dados, registrados em diário de campo e por meio de gravações de áudio e vídeo. O estudo foi realizado com doze estudantes de duas turmas de EPJAI em uma escola pública de Mirante, Bahia. Durante as aulas, trabalhou-se a literatura de cordel “Desconto de Fim de Ano” como recurso pedagógico. Os resultados mostram que a utilização do cordel nas aulas de Matemática favorece a interdisciplinaridade, integrando saberes matemáticos com temas culturais e sociais, contribuindo para uma aprendizagem mais contextualizada e significativa para os estudantes.

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Publicado

01-09-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Costa Santos, J. ., & Silva, J. N. D. da. (2025). A literatura de cordel na aula de Matemática da EPJAI como uma proposta interdisciplinar. Revista Internacional De Pesquisa Em Educação Matemática, 15(3), 1-19. https://doi.org/10.37001/ripem.v15i3.4481