Centro de Memória

Projeto MEMÓRIA SBEM – 25 ANOS

O Projeto MEMÓRIA SBEM – 25 anos tem por objetivo a reconstrução da história da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM),  a partir dos seguintes acervos  documentais em diversos suportes:

  1. Arquivísitico: Atas, relatórios, cartas, registros de encontros e seminários, etc...
  2. Iconográfico : Fotografias em papel, fotografias digitais, cartazes, folders, logo, etc.
  3. Museológico: Placas, troféus, botons, camisetas, etc.
  4. Fílmico: Entrevistas com personalidades vinculadas à Educação Matemática, no Brasil;

               Registros de eventos, etc...

        A constituição dos referidos acervos nos faculta o planejamento de diversas ações voltadas para a comemoração dos 25 anos da SBEM, em 2013, quais sejam:

- Elaboração e publicação de BOOK COMEMORATIVO 25 ANOS SBEM

- Concepção de logo identificando os 25 ANOS SBEM

- Concepção e publicação (Correios) de SELO COMEMORATIVO 25 ANOS SBEM

- Organização de EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA 25 ANOS SBEM (itinerante)

- Confecção da flâmula SBEM  e SBEM 25 anos

- Confecção de botons SBEM 25 ANOS

- Elaboração de CD COMEMORATIVO com mensagens dos entrevistados no BOOK

 

Projeto de elaboração do BOOK COMEMORATIVO 25 ANOS  da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM)

A proposta de elaboração do BOOK SBEM 25 ANOS se fundamenta na intenção de produzirmos uma publicação de cunho histórico e comemorativo refletindo parte significativa da história da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, no período compreendido entre 1988 (sua fundação) e 2013.

Objetivo: Reconstruir a história da constituição da SBEM como forma de preservação da história e consolidação da área de Educação Matemática no Brasil a partir de fotos e falas de seus presidentes, no período de 1988 a 2013.

 

Título Provisório: Vinte e cinco anos da Sociedade Brasileira de Educação Matemática: uma trajetória na perspectiva de seus presidentes.

Autoria: Nancy A. Campos Muniz

Projeto: DNE da SBEM : 2010-2013

Entrevistas (História Oral)

            Utilizaremos a história oral, enquanto metodologia de elaboração de fontes documentais orais em articulação com fontes documentais escritas para a pesquisa histórica.  Portanto, o trabalho será fundamentado por depoimentos orais de presidentes da SBEM, colhidos em entrevistas específicas e sistematizadas, sobre problemáticas determinadas, tendo como base o estabelecimento de um referencial teórico de pesquisa. Os resultados obtidos das análises do material coletado nas entrevistadas, das fotos  e demais documentos oficiais de constituição da SBEM nos permitirão iluminar a trajetória dessa instituição que retrata o desenvolvimento da Educação Matemática no Brasil. Neste trabalho, a história oral é a metodologia de captação e tratamento das falas dos sujeitos mais recomendada, principalmente, em se tratando de um trabalho ancorado na história cultural, vinculado às problemáticas do tempo presente, permitindo-nos uma história das representações e das práticas sociais.

            É importante destacar que privilegiaremos a realização de entrevistas com indivíduos que vivenciaram as situações relatadas, em especial, os presidentes da SBEM ao longo de sua história, nos permitindo recuperar fatos, esclarecer acontecimentos e reconstruir episódios que não estão registrados em documentos, ou cujos registros se perderam. Portanto, como instrumento de construção de “versão do passado”, as entrevistas em história oral permitiram uma postura perante a história, mediante as configurações socioculturais, que privilegia a recuperação do vivido conforme o concebido por quem viveu. (ALBERTI, 2004).

 

FORMATO PROPOSTO:

Livro, em capa dura, com aproximadamente 200 páginas, colorido.

Dimensão: 30x25mm

Conteúdo: texto e fotos.

Tiragem: 1.000 exemplares

Layout: a ser definido.

 

PÚBLICO ALVO:

Educadores

Professores

Gestores da Educação

Pesquisadores em Educação

Formuladores de Políticas Públicas em Educação

 

CRONOGRAMA:

- Pesquisa: de maio a outubro de 2012.

- Redação do texto e tratamento das imagens: até março de 2013

- Trabalho de Editoração: abril e maio de 2013

- Impressão: junho de 2013

- Lançamento: julho de 2013 no XI Encontro Nacional de Educação Matemática em Curitiba-PR em comemoração aos 25 anos da SBEM.

 

Cristiano Alberto Muniz

Presidente da SBEM 2010-2013

Portal Mec CNPQ CAPES SBPC Anped CIAEM FISEM

Sociedade Brasileira de Educação Matemática 2012. Todos os direitos reservados.