GT06 - Educação Matemática: novas tecnologias e Educação à distância

Imprimir
Categoria: Grupo de Trabalho
Data de publicação Escrito por Webmaster

EMENTA

GT 06 é um Grupo de Trabalho que aborda temas emergentes da Educação Matemática relacionados ao uso de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), assim como à Educação a Distância. Esse Grupo estabelece articulação com praticamente todas as temáticas dos outros GT e tem por objetivo discutir pesquisas que tratem da Matemática, de seu ensino e aprendizagem, dos processos de Educação, além daquelas que estabeleçam vínculos com o uso de TIC e/ou Educação a Distância.

Esse Grupo estabelece articulação com praticamente todas as temáticas dos outros GT, uma vez que discute pesquisas que tratam da aprendizagem da Matemática, da formação de professores de Matemática, da produção de material digital de Matemática para inclusão, de metodologias de ensino de Matemática, da inserção no currículo de Matemática das TDIC e de componentes a distância e das questões relacionadas à avaliação da aprendizagem Matemática, todas vinculadas às TDIC e/ou Educação a Distância.

COORDENADORA

Nilce Fatima Scheffer – UFFS- O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

VICE-COORDENADORA

Débora Laurino – FURG – O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

MEMBROS DO GT06

1- Alexandre Rodrigo de Assis
2- Agnaldo Esquincalha
3- Barbara Caroline Cardoso
4- Carloney Alves
5- Cláudia Cristina S. de Carvalho
6- Daise Souto
7- Daniel da Silva Silveira
8- Débora Laurino
9- Deive Barbosa Alves
10- Fernando da Costa Barbosa
11- Juliana Andrade
12- Marcelo Almeida Bairral
13- Marcelo de Carvalho Borba
14- Maria Madalena Dullius
15- Maurício Rosa
16- Nilce Fátima Scheffer
17- Ricardo Tiburcio dos Santos
18- Roberto Mariano de A. Filho
19- Rony Cláudio de Oliveira Freitas
20- Rosana Nogueira de Lima
21- Rosilângela Lucena
22- Rubia Barcelos Amaral
23- Sueli L. Javaroni
24- Suely Scherer
25- Tanise Novello
26- Verônica Gitirana
27- Wagner Marques

HISTÓRICO

O Grupo de Trabalho “Educação Matemática: novas tecnologias e Educação a Distância” foi criado pela DNE da SBEM, na gestão da Tânia Campos, que propôs a realização do I Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (SIPEM) – o Seminário da SBEM para pesquisadores, e entendeu ser pertinente a organização de Grupos de Trabalho, a exemplo do que faz o PME (Psychology Mathematics Education – Congress) e o ICME (International Congress of Mathematics Education). A partir do projeto do SIPEM e dessa escolha, a DNE fez algumas consultas para indicar/nomear os coordenadores de cada GT.

Assim, o GT 06 no ano 2000 ficou sob a coordenação do Prof. Dr. Marcelo de Carvalho Borba, o qual foi convidado a exercer essa função no âmbito do I SIPEM, juntamente com a Profa. Dra. Marilena Bittar e a Profa. Dra. Ana Paula Jahn, até o ano de 2003. O I SIPEM, em Serra Negra (SP), contou com a participação de 124 pesquisadores em Educação Matemática distribuídos, no decorrer das edições do Seminário, em 12 Grupos de Trabalho – os chamados GTs da SBEM.

No II SIPEM, em 2003, na cidade de Santos (SP), a coordenação do GT passa para os Profs. Drs. Luiz Mariano Carvalho, Lulu Healy e Abgail Lins. No meio da vigência, a coordenação é assumida pela professora Abgail que se reelege no ano de 2006 durante o III SIPEM, ocorrido em Águas de Lindóia (SP). Nessa gestão, as Profas. Dras. Norma Suely Gomes Allevato e Suely Scherer também compuseram a coordenação.

No IV SIPEM, em Brasília, no ano de 2009, o GT 06 passa ser coordenado pelo Prof. Dr. Maurício Rosa, Prof. Dr. Marcelo Almeida Bairral e Profa. Dra. Rúbia Barcelos Amaral, os quais assumiram juntamente com a SBEM Nacional diversos compromissos como a criação do site do GT e constituição do I Fórum de Tecnologias e Educação Matemática.

Na sequência, em 2012, no V SIPEM, realizado em Petrópolis-RJ, o GT 06 passa a ser coordenado pela Profa. Dra. Rúbia Barcelos Amaral, com vice-coordenação da Profa. Dra. Maria Madalena Dullius, que realizaram o II Fórum do GT 06 no Rio de Janeiro, com colaboração do Prof. Dr. Marcelo Bairral. Em 2015, em Pirinópolis-GO, no VI SIPEM, a coordenação passa à Profa. Dra. Nilce Fatima Scheffer, com vice-coordenação da Profa. Dra Verônica Gitirana e colaboração das Profas. Dras. Débora Laurino e Tanise Novello, sendo que, a Profa. Débora assumiu a vice-coordenação em 2017, por afastamento para qualificação da Profa. Verônica. O Grupo, nesse momento, está organizando o III Fórum do GT 06 que está programado para março de 2018, em Vitória-ES com a colaboração do Prof. Dr. Rony Freitas da SBEM-ES na coordenação do mesmo.

A necessidade de um grupo de trabalho (GT) que envolvesse o papel das tecnologias em termos de recursos e processos inerentes à Educação Matemática foi manifestada já na criação do I SIPEM. À época, inúmeras investigações nessa área já vinham sendo desenvolvidas, em diversas instituições nacionais envolvidas na formação inicial e/ou continuada de professores de Matemática, e em diversos programas de Pós-Graduação em Educação Matemática ou Educação.

O GT 06, desde então, teve suas pesquisas discutidas enquanto grupo de trabalho e marcou presença nas demais edições do SIPEM, a partir de pesquisadores provenientes de diferentes partes do Brasil. O número de participantes do GT 06, desde sua primeira edição, é variado. Os trabalhos submetidos, avaliados e aprovados para apresentação são frutos de pesquisas que tratam e suscitam o debate em torno das tecnologias e Educação Matemática, estabelecido no âmbito do GT. A discussão que se estabelece é gerada a partir do trabalho apresentado e tem continuidade nas questões levantas posteriormente pelos presentes à sessão de apresentação. A proposta é que o autor(es) possa(m) esclarecer aspectos teórico e/ou metodológicos da investigação realizada que eventualmente não tenham ficado explícitos e que possa(m) continuar e/ou promover pesquisas futuras em conjunto com outro(s) pesquisador(es) do grupo.

Nessa perspectiva, o texto apresentado pode ser encaminhado ao(s) organizador(es) de um livro que venha a representar o estado da arte daquele SIPEM e configurar o que vem sendo investigado no campo da Educação Matemática frente às Tecnologias da Informação e Comunicação e Educação a Distância. O(s) organizador(es) do livro configura(m)-se inicialmente pela coordenação atual do GT, embora possa, de acordo com interesse e disponibilidade, incluir  outro(s) membro(s) do grupo que se propuser(em), e que seja(m) escolhido(s) pelo GT, a editar a produção havida. Até o momento, o GT 06 produziu o livro “Tecnologias e Educação Matemática: ensino, aprendizagem e formação de professores” (livro 7 da Coleção da SBEM), publicado em 2010 e organizado pelas Profas. Dras. Ana Paula Jahn e Norma Suely Gomes Allevato e o livro “Educação Matemática, tecnologias digitais e Educação a Distância: pesquisas contemporâneas”, organizado pelos Profs. Drs. Maurício Rosa, Marcelo Bairral e Rúbia Barcelos Amaral, publicado pela Livraria da Física. Também ocorreu a publicação de uma edição temática da Educação Matemática em Revista, Ano 21, N.51, julho de 2016, que teve as Profas. Dras. Rúbia Barcelos Amaral e Maria Madalena Dullius como editoras.

Portal Mec CNPQ CAPES SBPC Anped CIAEM FISEM

Sociedade Brasileira de Educação Matemática 2012. Todos os direitos reservados.