GT06 - Educação Matemática: novas tecnologias e Educação à distância

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Categoria: Grupo de Trabalho
Data de publicação Escrito por Webmaster

EMENTA

GT 06 é um grupo de trabalho que aborda temas emergentes da Educação Matemática relacionados ao uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), assim como, à Educação a Distância. Esse grupo estabelece articulação com praticamente todas as temáticas dos outros GTs e tem por objetivo discutir pesquisas que tratem da matemática, de seu ensino e aprendizagem, dos processos de educação e que, ao mesmo tempo, estabeleçam vínculos com o uso de TIC e/ou Educação a Distância.

COORDENADORA

Nilce Fatima Scheffer - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

VICE-COORDENADORA

Verônica Gitirana – UFPE - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Suplente: Débora Laurino – FURG – O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

MEMBROS DO GT06

Maurício Rosa - Currículo Lattes
Marcelo Bairral - Currículo Lattes
Rubia Barcelos Amaral - Currículo Lattes
Abigail Lins - Currículo Lattes
Ana Paula Jahn - Currículo Lattes
Celina A. A. P. Abar
Elton Fireman  - Currículo Lattes
Francisco R. P. Mattos  - Currículo Lattes
Gerson Pastre de Oliveira - Currículo Lattes
Marcelo de Carvalho Borba - Currículo Lattes
Maria Madalena Dullius - Currículo Lattes
Marilena Bittar - Currículo Lattes
Nilce Fátima Scheffer
Norma Gomes Allevato - Currículo Lattes
Rodrigo Dalla Vecchia - Currículo Lattes
Suely Scherer - Currículo Lattes 

HISTÓRICO

O Grupo de Trabalho Educação Matemática: novas tecnologias e Educação a Distância foi criado pela DNE da SBEM, na gestão da Tânia Campos, que propôs a realização do I Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (SIPEM) – o Seminário da SBEM para pesquisadores, e entendeu ser pertinente a organização de Grupos de Trabalho, a exemplo do que faz o PME (Psychology Mathematics Education – Congress) e o ICME (International Congress of Mathematics Education). A partir do projeto do SIPEM e dessa escolha, a DNE fez algumas consultas para indicar/nomear os coordenadores de cada GT. Assim, o GT 06 no ano 2000 ficou sob a coordenação do Prof. Dr. Marcelo de Carvalho Borba, o qual foi convidado a exercer essa função no âmbito do I SIPEM, juntamente com a Profa. Dra. Marilena Bittar e a Profa. Dra. Ana Paula Jahn, até o ano de 2003. O I SIPEM, em Serra Negra (SP), contou com a participação de 124 pesquisadores em Educação Matemática distribuídos, no decorrer das edições do Seminário, em 12 Grupos de Trabalho – os chamados GTs do SIPEM.

No II SIPEM, em 2003 na cidade de Santos (SP) a coordenação do GT passa para os professores doutores Luiz Mariano Carvalho, Lulu Healy e Abgail Lins. No meio da vigência, a coordenação é assumida pela professora Abgail que se reelege no ano de 2006 durante o III SIPEM, ocorrido em Águas de Lindóia (SP). Nessa gestão, as professoras doutoras Norma Suely Gomes Allevato e Suely Scherer também compuseram a coordenação.

No IV SIPEM, em Brasília, no ano de 2009, o GT06 passa ser coordenado pelo Prof. Dr. Maurício Rosa, Prof. Dr. Marcelo Almeida Bairral e Profa. Dra. Rúbia Barcelos Amaral, os quais assumiram juntamente com a SBEM Nacional diversos compromissos como a criação do site do GT e constituição do I Fórum de Tecnologias e Educação Matemática.

Nosso GT 06 é um grupo de trabalho que aborda temas emergentes da Educação Matemática relacionados ao uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), assim como, à Educação a Distância. Esse grupo estabelece articulação com praticamente todas as temáticas dos demais GTs e tem por objetivo discutir pesquisas que tratem da Matemática, de seu ensino e aprendizagem, dos processos de educação e que, ao mesmo tempo, estabeleçam vínculos com o uso de TIC, tanto na modalidade presencial, quanto na Educação a Distância.

A necessidade de um grupo de trabalho (GT) que envolvesse o papel das tecnologias em termos de recursos e processos inerentes à Educação Matemática foi manifestada já na criação do I SIPEM. Na época, inúmeras investigações nessa área já vinham sendo desenvolvidas, em diversas instituições nacionais envolvidas na formação inicial e/ou continuada de professores de Matemática, e em diversos programas de Pós-graduação em Educação Matemática ou Educação.

O GT 06, desde então, teve suas pesquisas discutidas enquanto grupo de trabalho e marcou presença nas demais edições do SIPEM, a partir de pesquisadores provenientes de diferentes partes do Brasil. O número de participantes do GT 06, desde sua primeira edição, é variado. Os trabalhos submetidos, avaliados e aprovados para apresentação são frutos de pesquisas que tratam e suscitam o debate em torno das tecnologias e Educação Matemática, estabelecido no âmbito do GT. A discussão que se estabelece é gerada a partir do trabalho apresentado e tem continuidade nas questões levantas posteriormente pelos presentes à sessão de apresentação. A proposta é que o autor(es) possa(m) esclarecer aspectos teórico e/ou metodológicos da investigação realizada que eventualmente não tenham ficado explícitos e que possa(m) continuar e/ou promover pesquisas futuras em conjunto com outro(s) pesquisador(es) do grupo.

Nessa perspectiva, o texto apresentado pode ser encaminhado ao(s) organizador(es) de um livro que venha a representar o estado da arte daquele SIPEM e configurar o que vem sendo investigado no campo da Educação Matemática frente às Tecnologias da Informação e Comunicação e Educação a Distância. O(s) organizador(es) do livro configura(m)-se inicialmente pela coordenação atual do GT, embora possa, de acordo com interesse e disponibilidade, incluir  outro(s) membro(s) do grupo que se propuser(em), e que seja(m) escolhido(s) pelo GT, a editar a produção havida. Até o momento, o GT Educação Matemática: novas tecnologias e Educação a Distância produziu um livro organizado com os textos dos pesquisadores do GT, o qual foi publicado em 2010 e organizado pela Profa. Dra. Ana Paula Jahn e pela Profa. Dra. Norma Suely Gomes Allevato.

 

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