GT11 - Filosofia da Educação Matemática

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Categoria: Grupo de Trabalho
Data de publicação Escrito por Webmaster

EMENTA

O GT11 - Filosofia da Educação Matemática é um grupo de pesquisa específico que aborda temas concernentes à Filosofia contemplados na dimensão da Educação Matemática. Por isso, o principal objetivo do GT11 é reunir investigações, estudos, vivências, discussões, temas e debates que tratem da matemática, de seu ensino e dos processos de educação na perspectiva da epistemologia, da ontologia e da axiologia.

No que diz respeito às discussões efetuadas durante as reuniões, estas, em geral, são profundas e abrangentes, enriquecidas pela presença de pesquisadores que trabalham com História e Filosofia da Matemática e da Educação Matemática.

Os membros desse GT desenvolvem pesquisas que contemplam as seguintes linhas de pesquisa:

  • Fenomenologia e Educação Matemática;
  • Pensamentos filosófico-científicos, ensino e aprendizagem da matemática e suas interfaces com outras ciências;
  • Estudos de História e Filosofia da Matemática e da Educação Matemática;
  • Concepções de Conhecimento Matemático e de Ensino e Aprendizagem da Matemática;
  • Concepções e Perspectivas em Formação de Professores em Educação Matemática;
  • Tendências em Educação Matemática: Análise Crítica de Concepções Abordadas;
  • Concepções filosóficas sobre ambientes matemáticos de aprendizagem online;
  • Análises críticas e reflexivas sobre procedimentos de pesquisa em educação Matemática.

COORDENADORA

Tânia Baier - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

VICE-COORDENADORA

Sônia Maria Clareto - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

MEMBROS DO GT-11

Adlai Ralph Detoni - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Ana Paula Purcina Baumann - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Fabiane Mondini - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Jose Milton Lopes Pinheiro  
Luciane Ferreira Mocrosky - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Margareth Aparecida Sacramento Rotondo - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Nelem Orlovski  
Orlando de Andrade Figueiredo  
Renata Cristina Geromel Meneghetti  
Tiago Emanuel Klüber - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

MEMBROS ANTERIORES

Confira os membros.

HISTÓRICO

O GT Filosofia da Educação Matemática foi criado, sob a coordenação da Profª Drª Maria Aparecida Viggiani Bicudo, no âmbito do II Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, SIPEM, realizado no ano de 2003 em Santos/SP, por intermédio da Profª Drª Tânia Maria Mendonça Campos, então presidente da Sociedade Brasileira de Educação Matemática - SBEM - e responsável pela organização do II SIPEM. Trata-se de um grupo de trabalho que aborda temas emergentes da Educação Matemática numa perspectiva filosófica podendo estabelecer articulação com outras perspectivas como as educacionais, histórica etc. O objetivo do grupo é reunir investigações, estudos, vivências, discussões, temas e debates que tratem da matemática, de seu ensino e dos processos de educação na perspectiva da epistemologia, da ontologia e da axiologia. Atualmente o GT é coordenado pela Profª Drª Renata Cristina Geromel Meneghetti.

A necessidade de um grupo de trabalho (GT) que envolvesse as questões filosóficas inerentes à educação matemática foi sentida no I SIPEM, realizado no ano de 2000 em Serra Negra/SP, quando não havia um GT específico para essa linha de investigação. Na época, inúmeras investigações nessa área já vinham sendo desenvolvidas, por exemplo, pelas Faculdades de Educação da USP, Unesp e Unicamp, pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná.

Os membros do grupo de pesquisa de Fenomenologia em Educação Matemática, FEM, alocado junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Unesp - campus de Rio Claro, questionaram a inexistência de um GT específico que tratasse dos temas concernentes à Filosofia olhados na dimensão da Educação Matemática. A ideia norteadora de um GT nessa área era aglutinar pesquisas, estudos e debates que tratassem da matemática, de seu ensino e dos processos educacionais na perspectiva da epistemologia, ontologia e axiologia. A Profª Drª Maria Aparecida Viggiani Bicudo, orientadora de muitas pesquisas e temas de doutoramento de membros do FEM, tomou a frente de organizar um espaço onde essas ideias se realizassem, com apoio do Prof. Dr. Adlai Ralph Detoni e outros membros do FEM, enviando convites a docentes de seu conhecimento que vinham efetuando trabalhos na área. Dessa maneira, Bicudo conseguiu realizar uma sessão de Filosofia da Educação Matemática, com três encontros, no VII Encontro Nacional de Educação Matemática, que ocorreu no Rio de Janeiro /RJ, em 2001. As discussões efetuadas foram profundas e abrangentes, enriquecidas pela presença de pesquisadores em História e Filosofia da Matemática e da Educação Matemática. O trabalho desenvolvido nessas sessões resultou na organização do livro "Filosofia da Educação Matemática - Concepções & Movimento", pela Profª Bicudo. Vale salientar que o Prof. Dr. Marcelo de Carvalho Borba foi um incentivador da criação desse Grupo de Trabalho e que no GT de Filosofia da Educação Matemática do II SIPEM, o tema História passou a ser tratado junto ao de Cultura e Sociedade.

Quando o II SIPEM foi anunciado, a Profª Dra. Maria Aparecida Viggiani Bicudo encaminhou um documento à Dra. Tânia Maria Mendonça Campos, então Presidente da SBEM e responsável pela organização desse evento, solicitando a criação de um GT específico de Filosofia da Educação Matemática. Soube, mediante retorno à sua solicitação, que o pedido formulado não havia sido aceito sem discussões intensas a respeito da propriedade ou não de ter-se um GT específico sobre esse tema. A posição firme da Professora Tânia, baseada em seu conhecimento da área de pesquisa em Educação Matemática, efetuada internacionalmente, foi importante para a resposta positiva e a criação do GT Filosofia da Educação Matemática.

O GT 11, então, firmou-se enquanto grupo de trabalho e marcou presença nos demais SIPEM's, no ENEM de 2004, onde o Prof Adlai Ralph Detoni assume a coordenação dos trabalhos, e no ENEM de 2010, quando a profª Drª Renata Cristina Geromel Meneghetti passa a ser a coordenadora do grupo. Nesse último ENEM, em 2010, "Filosofia da Educação Matemática" foi reconhecido como tema, configurando-se como um tópico específico para a submissão de trabalho e organização de mesas. As tratativas exigidas pela presença desse tópico foram efetuadas pela Dra. Renata C. Geromel Meneghetti, atual coordenadora do GT 11, assim constituído e denominado no SIPEM, a convite do Presidente desse evento, Dr. Jonei Cerqueira Barbosa.

Diferentemente de outros GTs, como por exemplo, "Formação de Professores" e "História, Cultura e Sociedade", que contam com grande número de participantes, o GT de "Filosofia da Educação Matemática" tem contado com um número que, em geral, varia de 10 a 18 participantes. Entretanto, os trabalhos submetidos, avaliados e aprovados para apresentação são frutos de pesquisas críticas e que se sustentam na prática do debate estabelecida pelo GT. Essa prática pode de modo sucinto, ser assim descrita: cada trabalho é apresentado resumidamente e criticado por um debatedor, dentre os participantes do GT, previamente determinado para isso e, a seguir, a discussão se abre a todos os presentes. A proposta é que o autor possa rever, se assim decidir, seu texto e encaminhá-lo ao organizador do livro, escolhido entre os membros do GT, para editar a produção havida.  Até o momento, todas as reuniões do GT Filosofia da Educação Matemática, incluindo sua existência prévia como sessão de debate, produziram livros organizados com os textos nela trabalhados.

O Grupo já publicou quatro livros frutos das discussões traçadas no VII ENEM, no II, III e IV SIPEM, que foram coordenadas pela Profa. Dra. Maria Aparecida Viggiani Bicudo.  No item V- Publicações do GT, deste documento, constam os dados dessas publicações.

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