É POSSÍVEL UMA PERSPECTIVA EMANCIPATÓRIA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA?
Resumen
Nesse artigo toma-se como objeto de estudo a resignação de Ole Skovsmose com relação à emancipação enquanto categoria da Educação Matemática Crítica. Inicialmente explora-se a materialidade do relativismo ontológico como dedução filosófica do relativismo epistemológico, para em seguida expressar de que maneira o relativismo epistemológico se manifesta na filosofia de Skovsmose, culminando assim na compreensão de porque se renega a categoria da emancipação. E na última parte do artigo, à guisa de uma conclusão, determinar que perspectiva crítico ontológica é capaz de possibilitar uma concepção emancipatória em Educação Matemática Crítica livre de possíveis “ambiguidades” ou “ingenuidades”. Todo o trabalho é permeado pelo referencial teórico-filosófico lukácsiano.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los derechos de autor de los artículos publicados en Educação Matemática em Revista - RS pertenecen a su(s) respectivo(s) autor(es), otorgando a la revista los derechos de primera publicación.
Esta obra está bajo una Licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Esta licencia permite a otros compartir (copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato) y adaptar (remezclar, transformar y crear a partir del material) para cualquier propósito, incluso comercial, siempre que se dé el crédito apropiado a la creación original.









