É POSSÍVEL UMA PERSPECTIVA EMANCIPATÓRIA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA?

Autores/as

  • Guilherme Wagner guilhermewagn@gmail.com
    Mestrando em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina
  • Everaldo Silveira derelst@hotmail.com
    Professor do Departamento de Metodologia de Ensino da Universidade Federal de Santa Catarina. Doutor em Educação Científica e Tecnológica, UFSC.

Resumen

Nesse artigo toma-se como objeto de estudo a resignação de Ole Skovsmose com relação à emancipação enquanto categoria da Educação Matemática Crítica. Inicialmente explora-se a materialidade do relativismo ontológico como dedução filosófica do relativismo epistemológico, para em seguida expressar de que maneira o relativismo epistemológico se manifesta na filosofia de Skovsmose, culminando assim na compreensão de porque se renega a categoria da emancipação. E na última parte do artigo, à guisa de uma conclusão, determinar que perspectiva crítico ontológica é capaz de possibilitar uma concepção emancipatória em Educação Matemática Crítica livre de possíveis “ambiguidades” ou “ingenuidades”. Todo o trabalho é permeado pelo referencial teórico-filosófico lukácsiano.

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Publicado

2018-02-22

Cómo citar

WAGNER, Guilherme; SILVEIRA, Everaldo. É POSSÍVEL UMA PERSPECTIVA EMANCIPATÓRIA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA?. Educación Matemática en Revista - RS, [S. l.], v. 2, n. 18, 2018. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/1845. Acesso em: 11 jul. 2025.