APRENDIZAGEM COLABORATIVA EM AMBIENTES DE GEOMETRIA DINÂMICA

Autores/as

  • José Milton Lopes Pinheiro jmilton.ufjf@gmail.com

Resumen

Este artigo tem por objetivo compreender como se dá a constituição da colaboração entre alunos que estão realizando atividades em ambientes de Geometria Dinâmica. Esta pesquisa é um segmento de um estudo mais amplo, do qual destaca-se a constituição do Ser colaborativo. Ela foi realizada com alunos do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Juiz de Fora. Foram distribuídas atividades a serem desenvolvidas por grupos de alunos. Foi registrada e transcrita a realização das atividades e, assumindo uma postura fenomenológica o pesquisador voltou-se às transcrições deixando com que sentidos que dizem da questão de pesquisa se mostrassem, estes que, uma vez articulados abriram possibilidades de interpretação e compreensão. Na pesquisa mais ampla foram constituídas mediante convergências articuladas, unidades nucleares, das quais destaca-se para este estudo, a unidade: o trabalho dos sujeitos enquanto membros de um grupo colaborativo. Ao descrever uma síntese reflexiva acerca desta unidade nuclear, entende-se estar expressando uma compreensão do que interroga a pergunta norteadora deste estudo.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Publicado

2018-02-22

Cómo citar

PINHEIRO, José Milton Lopes. APRENDIZAGEM COLABORATIVA EM AMBIENTES DE GEOMETRIA DINÂMICA. Educación Matemática en Revista - RS, [S. l.], v. 2, n. 18, 2018. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/1848. Acesso em: 11 jul. 2025.