Reflexões sobre a Formação Inicial os Professores que Ensinam Matemática sob a ótica de pesquisadores do Rio Grande do Sul
Palavras-chave:
Formação de professores, Fórum regiona, Educação MatemáticaResumo
O artigo tem por objetivo apresentar as reflexões tecidas no VII Fórum Regional de Formação Inicial de Professores que Ensinam Matemática promovido pela SBEM-RS. O evento contou com a participação de pesquisadores e professores atuantes nos diversos contextos e níveis de ensino no RS. O evento regional buscou integrar e conectar os diversos contextos desses formadores na busca de uma Educação Matemática atual. O painel de abertura abordou políticas nacionais de formação de professores que ensinam matemática, bem como seus desafios e proposições. Seguiram-se cinco grupos de discussão que trataram de vários aspectos, como os conhecimentos próprios da docência; perfil profissional dos formadores de professores; politicas públicas curriculares, Educação Matemática na Licenciatura em Pedagogia, na formação de educadores indígenas, quilombolas e do campo. As reflexões dos professores-pesquisadores foram apresentadas em painel de encerramento no qual constatou-se o envolvimento e interesse dos participantes nos temas abordados.
Downloads
Referências
BECKER, F.. Modelos pedagógicos e modelos epistemológicos. In: ____. Educação e construção do conhecimento. Porto Alegre: Artmed. p. 15-32, 2001.
BERTOLUCCI, M. C.; SILVA, J. A. GD4 - A Formação Inicial em Educação Matemática na Licenciatura em Pedagogia. EMR-RS, v.2, n. 24, p. 86-90, 2023.
BONA, A. S., BÚRIGO, E. Z. GD3 - Reflexões Emergentes quanto à Formação Continuada de Professores que Ensinam Matemática. EMR-RS, v.2, n. 24, p. 83-85, 2023. https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/3721/2513
CUNHA, M. I. Aprendizagem da docência em espaços institucionais: é possível fazer avançar o campo da formação de professores? Avaliação, Campinas; Sorocaba, SP, v. 19, n. 3, p. 789-802, nov. 2014.
FIORENTINI, D.; NACARATO, A. M.; FERREIRA, A. C.; LOPES, C. S.; FREITAS, M. T. M.; MISKULIN, R. G. S. Educação em Revista – Dossiê: Educação Matemática. Belo Horizonte, UFMG, n. 36, p. 60-137, 2002.
FIORENTINi, D. A Pesquisa e as Práticas de Formação de Professores de Matemática em face das Políticas Públicas no Brasil. Bolema, Rio Claro (SP), Ano 21, n. 29, p. 43-70, 2008.
GOMES, M. L. M. Os 80 Anos do Primeiro Curso de Matemática Brasileiro: sentidos possíveis de uma comemoração acerca da formação de professores no Brasil. Bolema, Rio Claro (SP), v. 30, n. 55, p. 424 - 438, ago. 2016.
LIMA, M. SAMÁ, S. P. Licenciatura em Matemática e os conhecimentos próprios da docência. EMR-RS, v.2, n. 24, p. 73-78, 2023.
MALTEMPI, M. Educação matemática e tecnologias digitais: reflexões sobre prática e formação docente. Acta Scientiae, Canoas v. 10 n.1 p. 59-67 jan./jun. 2008.
MANRIQUE, A. L.; FERREIRA, G. L. Mediadores e mediação: a inclusão em aulas de matemática. Revista Contrapontos - Eletrônica, vol. 10 - n. 1 - p. 07-13 / jan-abr 2010.
SANTOS, S. A., OGLIARI, L. N. GD5 - O Ensino de Matemática na Formação de Educadores Indígenas, Quilombolas e do Campo: Práticas de Interculturalidade. EMR-RS, v.2, n. 24, p. 91-96, 2023.
SHULMAN, L. S. Those who understand: Knowledge growth in teaching. Educational Researcher, v. 15, n. 2, p. 4-14, 1986.
SHULMAN, L. S. Knowledge and teaching: Foundation of a new reform. Harvard Education Review, v. 57, n. 1, p. 1-22, 1987.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.