Recurso Didático Virtual Dinâmico e Interativo sobre Seções Cônicas
Palavras-chave:
Seções Cônicas, GeoGebra, Material Didático, Livro DinâmicoResumo
Este trabalho apresenta a elaboração do livro didático virtual “Aprendendo Seções Cônicas e Suas Propriedades de Reflexão”, projetado como uma ferramenta dinâmica e interativa. Voltado para estudantes do Ensino Médio, concentra-se nos conteúdos matemáticos relacionados às seções cônicas, destacando sua importância prática. O material foi desenvolvido na plataforma GeoGebra, um recurso acessível e gratuito, adotando uma abordagem interativa para facilitar a compreensão e aplicação prática dos conceitos, visando a proporcionar uma experiência de aprendizado ativa. Em sintonia com as demandas contemporâneas de uma educação dinâmica e tecnológica, o trabalho detalha a relevância de materiais dinâmicos e interativos, além de explicar a motivação por trás da escolha da estrutura e elementos utilizados na criação do material.
Downloads
Referências
BORGO, Leonardo Antonio. Livro dinâmico interativo para aprendizado de seções cônicas e suas propriedades de reflexão. 2023. 107 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática), Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular: Ensino Médio. Brasília: MEC/SEB, 2018.
BRUM, A. L.; PEREIRA, E. C. Construção de novos espaços de aprendizagem com a inserção dos dispositivos móveis. Educação Matemática em Revista, Rio Grande, v. 23, n. 59, p. 69–85, 2018.
DA SILVA, D. C. et al. Utilização de e-book interativo em aulas de Matemática em um Curso Técnico em Eletroeletrônica Integrado ao Ensino Médio. Educação Matemática em Revista, Videira, v. 28, n. 78, p. 33–44, 2023.
DUVAL, R; THADEU, M. Registros de representação semiótica e funcionamento cognitivo do pensamento. REVEMAT: Revista Eletrônica de Matemática, Florianópolis, v. 7, n. 2, p. 266–297, 2012.
GEOGEBRA. GeoGebra. Disponível em: https://www.geogebra.org/. Acesso em: 02 nov. 2022.
GONZÄLEZ, J. C. et al. Development of interactive books for control education. In: IFAC SYMPOSIUM ADVANCES IN CONTROL EDUCATION, 10, 2013, Sheffield, UK. Anais do 10° IFAC. Sheffield, UK: The International Federation of Automatic Control, 2013, p. 150–155.
NÓBRIGA, J. C.; SIPLE, I. Z. Livros dinâmicos de matemática. Revista do Instituto GeoGebra Internacional de São Paulo, São Paulo, v. 9, n. 2, p. 78–102, 2020.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.