Relações entre Matemática e Arte: análise de algumas obras expostas no Salão de Arte Matemática na UESB

Autores

10.37001/emr.v30i86.3727

Palavras-chave:

Matemática, Arte, Salão de Arte Matemática

Resumo

Este artigo constitui-se de um recorte da dissertação de mestrado (Meira da Silva, 2021), que explora as conexões entre Matemática e Arte expressas por estudantes e professores, nas obras produzidas para o Salão de Arte Matemática, evento promovido pelo Grupo de Estudos em Educação Matemática, na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Com a pesquisa de abordagem qualitativa, desenvolvida a partir da análise de obras de arte, com base nos pressupostos da Análise de Conteúdo, buscou-se responder: Quais as relações entre Matemática e Arte são estabelecidas por estudantes e professores da Educação Básica e estudantes de Licenciatura nas obras produzidas para o Salão de Arte Matemática? Os resultados revelam uma ênfase no conhecimento geométrico, considerando que maioria das obras se apoiam em conceitos da Geometria; e que essa integração de saberes é significativa, por proporcionar um descortinar da matemática, normalmente vista como uma ciência rígida, com limites bem definidos e pouco espaço para abordagens mais contextualizadas.

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Publicado

2025-02-05

Como Citar

Relações entre Matemática e Arte: análise de algumas obras expostas no Salão de Arte Matemática na UESB. (2025). Educação Matemática Em Revista, 30(86), 1-18. https://doi.org/10.37001/emr.v30i86.3727