Multiplicação com diferentes significados e o uso das tecnologias digitais: uma revisão narrativa

Autores

10.37001/emr.v30i86.4286

Palavras-chave:

Ensino, Matemática, Multiplicação, Tecnologias Digitais, Revisão Narrativa

Resumo

Esta pesquisa objetiva realizar uma revisão bibliográfica de estado da arte sobre o ensino da operação de multiplicação, explorando seus diferentes significados e o uso de recursos tecnológicos digitais. A metodologia envolveu uma pesquisa qualitativa e bibliográfica, baseada em revisão narrativa, na qual foram analisados 13 estudos encontrados na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) e no portal eduCAPES. Os resultados evidenciam que o uso de tecnologias digitais, como softwares educativos, jogos interativos e aplicativos de simulação, amplia as possibilidades de ensino e aprendizagem ao proporcionar um ambiente dinâmico e participativo, favorecendo a resolução de problemas e a experimentação prática. Ademais, os diferentes significados da multiplicação – como adição de parcelas iguais, raciocínio combinatório, disposição retangular e proporcionalidade – colaboram para desenvolver o pensamento matemático dos alunos. A análise demonstra que estratégias pedagógicas que integram tecnologia e os diversos significados da multiplicação contribuem para a construção de um ensino mais efetivo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ALARCÃO, Carla Machado da Silva. As ideias da multiplicação em diferentes níveis do currículo nos anos iniciais do Ensino Fundamental: encontros e desencontros. 2017. 114 f. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2017.

BARROS, Jailson Cardoso. A utilização do phet para aprendizagem de matemática nas séries finais do Ensino fundamental. 2019. 151f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) — Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019a.

BARROS, Jailson Cardoso. Um Guia Prático para a Utilização do Phet na Aprendizagem de Matemática. 2019. 46f. Produto Educacional (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019b.

BIGODE, Antonio José Lopes; FRANT, Janete Bolite. Multiplicação: ideias e conceitos -representações que ajudam a entender as ideias multiplicativas - Matemática: soluções para dez desafios do professor: 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental. 1. ed. São Paulo: Ática Educadores, 2011. p. 56-71.

BIGODE, Antonio José Lopes; GIMENEZ, Joaquim. Os significados dos números e das operações - Metodologia para o ensino de Aritmética: competência numérica no cotidiano. São Paulo: FTD, 2009. p. 29-48.

BORBA, Marcelo Carvalho; PENTEADO, Miriam Godoy. Informática e Educação Matemática. 4. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br. Acesso em: 27 mar. 2021.

CARVALHO, Carlos Rodrigues; MARCHI, Miriam Inês. Softwares Tux of Math Command e Gcompris: uma proposta para o ensino das quatro operações fundamentais da matemática. 2019. 23f. Produto Educacional (Mestrado em Ensino de Ciências Exatas) - Universidade do Vale do Taquari, Lajeado, 2019.

CERQUEIRA, Yolanda Pinto dos Santos; SILVA, Sandra Aparecida Fraga; CÔCO, Dilza. Ações envolvendo multiplicação e divisão em formação continuada de professores dos Anos Iniciais. Vitória, ES: Editora do IFES. 2019.

CORDEIRO, Alexander Magno; OLIVERIA, Glória Maria; RENTERIA, Juan Miguel; GUIMARÃES, Carlos Alberto. Revisão sistemática: uma revisão narrativa. Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, Rio de Janeiro, v. 34, n. 6, p. 428-431, nov./dez. 2007.

COUTO, Edvaldo Souza. A infância e o brincar na cultura digital. Perspectiva, Florianópolis, v. 31, n. 3, p. 897-916, set./dez. 2013.

FERREIRA, Norma Sandra de Almeida. As Pesquisas Denominadas “Estado Da Arte”. Educação & Sociedade, Campinas, SP, ano XXIII, no 79, p. 257-272, ago. 2002.

FORMIGA. Maria do Carmo. A educação digital na Escola Estadual de Ensino Médio "Monsenhor Vicente Freitas" - Pombal-PB. 2014. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) — Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2014.

FREITAS, Adriano Vargas; PIRES, Célia Maria Carolino. Estado da arte em educação matemática na EJA: percursos de uma investigação. Ciência e Educação, Bauru, v. 21, n. 3, 2015.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2022.

GUIMARÃES, Everson Muniz. Desenvolvimento do raciocínio lógico matemático com o uso de tecnologias de informação e comunicação para o ensino fundamental. 2021. 91f. (Dissertação de Mestrado Acadêmico em Matemática) – Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2021.

GUIMARÃES, Everson Muniz; SCORTEGAGNA, Liamara. Recurso Educacional Digital para o Desenvolvimento do Raciocínio Lógico Matemático no Ensino Fundamental. 2021. 21f. Produto Educacional (Mestrado em Matemática) – Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2021.

KUHN, Malcus Cassiano; PEREIRA, Josiane Freitas. A multiplicação nos anos iniciais do Ensino Fundamental: da teoria para a prática. Revista Thema, [S.l.], v. 17, n. 2, p. 464-482, 2020.

LIMA, Marta Gomes; ROCHA, Adriano Aparecido Soares. As tecnologias digitais no ensino de matemática. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, São Paulo, v. 8, n. 5, 2022.

MAGINA, Sandra; SANTOS, Aparecida; MERLINI, Vera. Comparação multiplicativa: a força que a expressão exerce na escolha das estratégias de resolução dos estudantes. In: CIAEM-IACME, 13., 2011, Recife. Anais [...]. Recife: [S.n.], 2011.

MELO, Marisol Vieira. Três décadas de pesquisa em Educação Matemática: um estudo histórico a partir de teses e dissertações. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, 2006.

MIRANDA, Raquel Gianolla; CAMOSSA, Juliana Patrezi. O uso da informática como recurso pedagógico: Um estudo de caso. 2009. 2013. 19p. Artigo (Licenciatura em Pedagogia) — Centro Universitário Hermínio Ometto, Araras, 2013.

MORETTI, Vanessa Dias; SOUZA, Neuza Maria Marques. Educação matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: Princípios e práticas pedagógicas. São Paulo: Cortez, 2015.

MUELLER, Liliane Carine. Uso de recursos computacionais nas aulas de matemática. 2013. 117 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Exatas) – Universidade do Vale do Taquari, Lajeado, 2013.

MUELLER, Liliane Carine; DULLIUS, Maria Madalena. Uso de recursos computacionais nas aulas de matemática. 2013. 86f. Produto Educacional (Mestrado em Ensino de Ciências Exatas) – Universidade do Vale do Taquari, Lajeado, 2013.

PALANCH, Wagner Barbosa de Lima; FREITAS, Adriano Vargas. Estado da Arte como método de trabalho científico na área de Educação Matemática: possibilidades e limitações. Perspectivas da Educação Matemática, Cuiabá, v. 8, n. temático, p. 784-802, 2015.

RAMOS, Luzia Faraco. Conversas sobre números, ações e operações: uma proposta criativa para o ensino da matemática nos primeiros anos. São Paulo: Ática, 2009.

ROSA, Camila Dornelles. Tecnologias móveis na formação inicial dos professores: possibilidades no ensino da tabuada. 2019. 102f. Dissertação (Programa em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Franciscana, Santa Maria, 2019.

SÁ, Adriana Lourenço; MACHADO, Marília Costa. O uso do software GeoGebra no estudo de funções. In: EVIDOSOL, 14., CILTEC, 11., jun. 2017, Belo Horizonte. Anais [...]. Belo Horizonte: UFMG, 2017.

SERAFIM, Maria Lucia; SOUZA, Robson Pequeno. Multimídia na educação: o vídeo digital integrado ao contexto escolar. In: SOUSA, Robson Pequeno; MIOTA, Filomeno; CARVALHO, Ana Beatriz Gomes (Org.) Tecnologias digitais na educação. Campina Grande: EDUEPB, 2011.

SILVA, Lucinéia Barros. O ensino aprendizagem da multiplicação de números naturais no 5 º ano do ensino fundamental. 2019. 201f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2019a.

SILVA, Lucinéia Barros. O ensino-aprendizagem da multiplicação de números naturais no 5º ano do Ensino Fundamental. 2019. Recurso Educativo (Mestrado em Educação) — Universidade Federal de Minas Gerias, Belo Horizonte, 2019b.

SOUZA, Marcela Tavares; SILVA, Mmichelly Dias; CARVALHO, Rachel. Revisão integrativa: o que é e como fazer. Einstein, São Paulo, v. 8, n. 1, p. 102-106, 2010.

ZONZINI, Claudiana Santos Feitosa. Algoritmos de multiplicação: uma experiência no ensino fundamental. 2016. 67f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) — Universidade de Brasília, Brasília, 2016.

Downloads

Publicado

2025-03-02

Como Citar

Multiplicação com diferentes significados e o uso das tecnologias digitais: uma revisão narrativa. (2025). Educação Matemática Em Revista, 30(86), 1-15. https://doi.org/10.37001/emr.v30i86.4286