Inter-relação entre aritmética, álgebra e geometria por meio de jogos matemáticos: uma revisão de literatura

Autores

10.37001/emr.v30i86.4315

Palavras-chave:

Matemática, Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Situação Desencadeadora de Aprendizagem

Resumo

O presente artigo, recorte de uma pesquisa de mestrado, tem o objetivo de investigar como os jogos matemáticos, enquanto Situação Desencadeadora de Aprendizagem (SDA), vêm sendo empregados nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental para articular as diferentes formas de significação da matemática. A investigação foi feita mediante uma revisão de literatura, por meio de buscas em catálogos de teses e dissertações, seleções de palavras-chaves referente ao tema e recorte temporário de 2015 a 2022. Foram localizadas, ao todo, cinco dissertações de mestrado e nenhuma tese de doutorado. Com a análise das pesquisas encontradas, pôde-se concluir que o foco de investigação, cujo tema central são os jogos como SDA, é: o jogo para ensinar algum conceito matemático ou como ferramenta para ensinar a matemática. Além disso, identificamos que o jogo ainda está muito reduzido ao ensino da aritmética, não havendo pesquisas voltadas à significação algébrica, geométrica ou à inter-relação entre elas.

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Publicado

2025-02-06

Como Citar

Inter-relação entre aritmética, álgebra e geometria por meio de jogos matemáticos: uma revisão de literatura. (2025). Educação Matemática Em Revista, 30(86), 1-14. https://doi.org/10.37001/emr.v30i86.4315