Percepções e Desafios na Formação de Professores que Ensinam Matemática no Contexto Sergipano

Autores

10.37001/emr.v30i86.4506

Palavras-chave:

Formação de professores que ensinam matemática, Educação Matemática Inclusiva, Etnomatemática, Tecnologias Digitais, Currículo

Resumo

Este artigo objetiva refletir sobre as discussões atinentes às temáticas evocadas no IV Fórum Sergipano de Formação de Professores que Ensinam Matemática. Nesta reflexão, nos pautamos em uma abordagem qualitativa, cuja coleta perpassou pela análise dos textos sínteses das discussões, bem como, da observação participante, considerando que as autoras estiveram presentes nos Grupos de Discussão. As temáticas foram: formação matemática; o ensino de matemática na formação de educadores indígenas, quilombolas e do campo; práticas de interculturalidade; ensino inclusivo de matemática para alunos com deficiência; e tecnologias digitais nas aulas de matemática após o contexto pandêmico. A análise pautou-se em elementos da formação de professores e de políticas públicas associadas às demandas apontadas durante o Fórum. Para atender a essas carências do contexto sergipano, constatou-se a necessidade em promover formação de professores, em quatro módulos que abordassem sobre: Currículo de Matemática, Livros Didáticos, Tecnologias Digitais e Educação Matemática Inclusiva.

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Publicado

2025-03-28

Edição

Seção

Fóruns Regionais de Formação Inicial de professores que ensinam Matemática

Como Citar

Percepções e Desafios na Formação de Professores que Ensinam Matemática no Contexto Sergipano. (2025). Educação Matemática Em Revista, 30(86), 1-19. https://doi.org/10.37001/emr.v30i86.4506