A Educação Estatística Crítica para jovens em vulnerabilidade social, econômica e ambiental por meio de Projetos de Aprendizagem Estatísticos
Palavras-chave:
Cidadania, Consciência Crítica, Educação Crítica, Educação Estatística Crítica, Letramento EstatísticoResumo
Esta pesquisa é o recorte de uma investigação de doutorado sobre Educação Estatística Crítica (EEC) em uma instituição pré-profissionalizante que atende jovens em situação de vulnerabilidade social, econômica e ambiental, que desenvolveram Projetos de Aprendizagem Estatísticos (PAE). O objetivo foi investigar os aspectos da EEC contemplados na implementação do PAE. É uma pesquisa de campo do tipo estudo observador-participante e utiliza-se de dados coletados em entrevistas realizadas após a conclusão dos PAE. A análise das respostas de duas questões revelou que os jovens trabalharam com situações reais, possibilitando o debate de questões sociais e políticas. Esse processo impulsionou o desenvolvimento de características da EEC ao promover indícios de uma consciência crítica sobre a estatística no contexto social, a preparação para interpretar o mundo e o engajamento no aperfeiçoamento da sociedade, por exemplo. A pesquisa demonstrou que o PAE é uma potencial estratégia para formação de cidadãos com habilidades relacionadas à EEC.
Downloads
Referências
Barbosa, W. D. V. (1986). Tempos pós-modernos. In J. Lyotard, A condição pós-moderna (pp. vii-xviii). J. Olympio.
Ben-Zvi, D., & Garfield, J. (2004). Statistical Literacy, Reasoning, and Thinking: Goals, Definitions, and Challenges. In D. Ben-Zvi & J. Garfield (Orgs.), The Challenge of Developing Statistical Literacy, Reasoning and Thinking (pp. 17-46). Kluwer Academic Publishers.
Brasil. (2018). Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação/Secretaria de Educação Básica.
Brasil. (2020). Escalas de Proficiência do SAEB. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).
Brasil. (2021). Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica: Planilhas de Resultados (Brasil, estados e municípios). Ministério da Educação.
Campos, C. R. (2007). A Educação Estatística: uma investigação acerca dos aspectos relevantes à didática da estatística em cursos de graduação (Tese de Doutorado). Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, SP.
Campos, C. R., Jacobini, O. R., Wodewotzki, M. L. L., & Ferreira, D. H. L. (2011). Educação Estatística no Contexto da Educação Crítica. Bolema, 24(39), 473-494.
Centro de Convívio dos Meninos Do Mar. (2025). Apresentação. Universidade Federal do Rio Grande.
Costa Neto, P. L. (2002). Estatística (3ª ed.). Edgar Blucher.
delMas, R. C. (2002). What makes the Standard deviation larger or smaller? In Statistics teaching and resource library. University of Minnesota.
Freire, P. (2015). Educação como prática da liberdade. Paz e Terra.
Gal, I. (2002). Adult’s Statistical literacy: Meanings, Components, Responsibilities. International Statistical Review, 70(1), 1-25.
Gal, I. (2019). Understanding statistical literacy: About knowledge of contexts and models. In J. M. Contreras, M. M. Gea, M. M. López-Martín, & E. Molina-Portillo (Eds.), Actas del Tercer Congreso International Virtual de Educación Estadística (pp. 1-15).
Giroux, H. A. (1997). Os professores como intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica (Trad. Daniel Bueno). Artes Médicas.
Lefèvre, F. (2017). Discurso do sujeito coletivo: nossos modos de pensar, nosso eu coletivo (1ª ed.). Andreoli.
Letramento Multimídia Estatístico. (2025). Objetivos. Universidade Federal do Rio Grande.
Lima, R. F., & Ripardo, R. B. (2023). Entrelaces entre el discurso matemático y la Educación Matemática Crítica: revelando las relaciones entre el uso de palabras y backgrounds sociales en la resolución de problemas. Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 13(4), 1-18.
Lopes, C. E., Souza, A. C., Souza, L. O., & Mendonça, L. O. (2018). O campo de pesquisa da educação Estatística brasileira demarcado pela diversidade temática. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, 9(2), 1-4.
Nobre, M. (2004). A teoria crítica. Zahar.
Pereira, F. A. P. (2024). A educação estatística crítica no contexto da tecnologia social LeME na formação pré-profissional de jovens em situação de vulnerabilidade social, econômica e ambiental (Tese de Doutorado). Universidade Federal de Rio Grande, Rio Grande, RS.
Pereira, F. A., & Porciuncula, M. (2023). Fundamentos norteadores da pesquisa em educação estatística crítica: Um mapa teórico. Dynamis (FURB Online), 29(1), 150–172.
Pereira, F. A., Giordano, C. C., & Diniz, L. N. (2023). Desinformação, estatísticas cívicas e a Base Nacional Comum Curricular: O letramento estatístico como suporte à democracia brasileira. Anais da XVI Conferência Interamericana de Educação Matemática, Lima, Peru.
Pfannkuch, M., & Wild, C. (2004). Towards an understanding of Statistical thinking. In D. Ben-Zvi & J. Garfield (Orgs.), The Challenge of Developing Statistical Literacy, Reasoning and Thinking (pp. 17-46). Kluwer Academic Publishers.
Porciúncula, M. (2022). LeME - Letramento Multimídia Estatístico: Projetos de Aprendizagem Estatísticos na Educação Básica e Superior. Appris.
Porciúncula, M., Schreiber, K., & Giordano, C. (Orgs.). (2022). Letramento Multimídia Estatístico: Uma interação entre a pesquisa acadêmica e a realidade escolar dos anos finais do Ensino Fundamental (1ª ed.). Akademy.
Schreiber, K. P., Porciúncula, M., & Almeida, R. (2019). Statistical Literacy: A strategy to promote social justice. Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 9(1), 25-44.
Skovsmose, O. (2001). Educação Matemática Crítica: a questão da democracia. Papirus Editora.
Yin, R. K. (2016). Pesquisa qualitativa do início ao fim. Penso.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.