Implicações da Exploração-Proposição-Resolução de Problemas na formação inicial de Professores de Matemática

Autores

10.37001/ripem.v14i4.3814

Palavras-chave:

Ensino de Matemática, Metodologia de Ensino, Pensamento Algébrico, Representações Múltiplas de Álgebra

Resumo

Este artigo objetiva apresentar aspectos em que a Exploração-Proposição-Resolução de Problemas contribui na formação inicial do professor de Matemática, especificamente no ensino de Álgebra. Serão apresentados resultados de uma pesquisa qualitativa, desenvolvida no doutorado[1] da autora, com 24 licenciandos em Matemática. A pesquisa demonstra que a utilização da metodologia Exploração-Proposição-Resolução de Problemas na Licenciatura em Matemática tem um impacto positivo em diversos aspectos, tais como: i) no aprofundamento de ideias matemáticas; ii) no fornecimento de subsídios teórico-práticos que podem auxiliar o professor em suas futuras práticas; iii) na manifestação do pensamento algébrico, dentre outros. As discussões apresentadas neste artigo enfatizam elementos que caracterizam a Exploração-Proposição-Resolução de Problemas, orientando o seu uso como perspectiva metodológica.

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Publicado

15-10-2024

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Martins, F. da C., & Andrade, S. (2024). Implicações da Exploração-Proposição-Resolução de Problemas na formação inicial de Professores de Matemática. Revista Internacional De Pesquisa Em Educação Matemática, 14(4), 1-18. https://doi.org/10.37001/ripem.v14i4.3814