Implicaciones de la Exploración-Proposición-Resolución de Problemas en la formación inicial de Profesores de Matemáticas

Autores/as

10.37001/ripem.v14i4.3814

Palabras clave:

Enseñanza de las Matemáticas, Pensamiento Algebraico, Representaciones Múltiples del Álgebra, Metodología de la Enseñanza

Resumen

Este artículo objetivamente presenta aspectos em que una Exploração-Proposição-Resolução de Problemas contribui na formación inicial do profesor de Matemática, específicamente no ensino de Álgebra. Serão presentado resultados de uma pesquisa qualitativa, desenvolvida no doutorado da autora, com 24 licenciandos em Matemática. A pesquisa demonstrament that a utilização da metodologia Exploração-Proposição-Resolução de Problemas na Licenciatura em Matemática tem um impacto positivo em diversos aspectos, tais como: i) no aprofundamento de ideias matemáticas; ii) no fornecimento de subsídios teórico-práticos que podem auxiliar o profesor em sus futuras prácticas; iii) na manifestação do pensamento algébrico, entre otros. Como se discute en este artículo, se enfatizan elementos que caracterizan la Exploração-Proposição-Resolução de Problemas, orientando su uso como perspectiva metodológica.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Referencias

Abramovich, S. & Cho, E. K. (2015). Using digital technology for mathematical problem posing. In: F. M. Singer; N. F. Ellerton & J. Cai. (Org.). Mathematical problem posing: from Research to Effective Practice. (pp. 71-102). Springer.

Andrade, S. (2017). Um caminhar crítico reflexivo sobre resolução, exploração e proposição de problemas matemáticos no cotidiano da sala de aula. In: L. R. Onuchic; L. C. Leal Junior & M. Pironel. (Org.). Perspectivas para resolução de problemas. (pp. 355-396). São Paulo, SP: Editora Livraria da Física.

Cai, J. & Hwang, S. (2020). Learning to teach through Mathematical Problem Posing: theoretical considerations, methodology, and directions for future research. International Journal of Educational Research, 102, 1-8.

Cai, J.; Hwang, S.; Jiang, C. & Silber, S. (2015). Problem-posing research in mathematics education: some answered and unanswered questions. In: F. M. Singer; N. F. Ellerton & J. Cai. (Org.). Mathematical problem posing: from research to effective practice. (pp. 3-34). Springer.

Crespo, S. A. (2015). Collection of problem-posing experiences for prospective mathematics teachers that make a difference. In: F. M. Singer; N. F. Ellerton & J. Cai. (Org.). Mathematical problem posing: from Research to Effective Practice. (pp. 493-511). Springer.

Ferreira, N. C. (2017). Uma proposta de ensino de álgebra abstrata moderna, com a utilização da metodologia de ensino-aprendizagem-avaliação de matemática através da resolução de problemas, e suas contribuições para a formação inicial de professores de matemática. 2017. 283 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática). Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, SP.

Freire, P. & Faundez, A. (2011). Por uma pedagogia da pergunta. (7. ed.). São Paulo, SP: Paz e Terra.

Friedlander, A. & Tabach, M. (2001). Promoting multiple representations in algebra. In: A. A. Cuoco (Ed.). The roles of representation in school mathematics. (pp. 173-185). The Council.

Grundmeier, T. A. (2015). Developing the problem-posing abilities of prospective elementary and middle school teachers. In: F. M. Singer; N. F. Ellerton & J. Cai. (Org.). Mathematical problem posing: from Research to Effective Practice. (pp. 411-432). Springer.

Jia, S. & Yao, Y. (2021). 70 Years of problem posing in Chinese primary mathematics textbooks. ZDM - Mathematics Education, 53(4), 951-960.

Kilpatrick, J. (2017). Reformulando: abordando a resolução de problemas matemáticos como investigação. In: L. R. Onuchic; L. C. Leal Junior & M. Pironel. (Org.). Perspectivas para resolução de problemas. (pp. 163-188). São Paulo, SP: Editora Livraria da Física.

Lankshear, C. & Knobel, M. (2008). Pesquisa pedagógica: do projeto à implementação. Porto Alegre, RS: Artmed.

Malaspina, U.; Torres, C. & Rubio, N. (2019). How to stimulate in-service teachers’ didactic analysis competence by means of problem posing. In: P. Liljedahl & M. Santos-Trigo. (Org.). Mathematical problem solving: current themes, trends, and research (pp. 133-154). Springer Nature Switzerland AG.

Martins, F. C. & Andrade, S. (2023). Proposição de Problemas no âmbito da Resolução de Problemas: implicações para a sala de aula de Matemática. In: Anais do IX Congresso Iberoamericano de Educação Matemática. São Paulo, SP.

Martins, F. C. (2019). Ensino-aprendizagem de sistemas lineares na formação do professor de matemática via Exploração, Resolução e Proposição de Problemas. 2019. 141 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática). Universidade Estadual da Paraíba. Campina Grande, PB.

National Council of Teachers of Mathematics. (1991). Professional standards for teaching mathematics. Reston.

Onuchic, L. R. & Allevato, N. S. G. (2011). Pesquisa em Resolução de Problemas: caminhos, avanços e novas perspectivas. Bolema: Boletim de Educação Matemática. 25(41), 73-98.

Penteado, M. G. (2000). Possibilidades para a formação de professores de Matemática. In: M. G. Penteado & M. B. Borba. (Org.). A informática em ação: formação de professores, pesquisa e extensão. (pp. 23-334). São Paulo, SP: Olhos d’Água.

Polya, G. (1945). How to solve it. Princeton University Press.

Possamai, J. P. & Allevato, N. S. G. (2023). Proposição de Problemas: imagens como elemento disparador da atividade. Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 13(1), 1-16.

Silva, C. F. (2021). Ensino aprendizagem de função afim via exploração, resolução e proposição de problemas com o uso do aplicativo Desmos em contexto remoto. 151f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática). Universidade Estadual da Paraíba. Campina Grande, PB.

Silveira, A. (2016). Análise combinatória em sala de aula: uma proposta de ensino-aprendizagem via resolução, exploração e proposição de problemas. 236f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática). Universidade Estadual da Paraíba. Campina Grande, PB.

Silver, E. A. (1994). On mathematical problem posing. for the learning of mathematics, 14(1), 19-28.

Singer, F. M., Ellerton, N. F., & Cai, J. (2013). Problem-posing research in mathematics education: new questions and directions. Educational Studies in Mathematics An International Journal, 82(3), 1-7.

Sousa, A. B. A. (2021). Pesquisas em proposição de problemas: convergências e potencialidades. 99f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Ensino de Ciências e Educação Matemática). Universidade Estadual da Paraíba. Campina Grande, PB.

Virgens, W. P., & Moretti, V. D. (2022). Relações entre significados de problema em documentos curriculares e compreensões sobre seu papel no ensino de matemática. Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 12(1), 182-199.

Yin, R. K. (2016). Pesquisa qualitativa do início ao fim (D. Bueno Trad.). Revisão técnica: Dirceu da Silva. Porto Alegre: Penso.

Publicado

2024-10-15

Número

Sección

Artículos

Cómo citar

Martins, F. da C., & Andrade, S. (2024). Implicaciones de la Exploración-Proposición-Resolución de Problemas en la formación inicial de Profesores de Matemáticas. Revista Internacional De Pesquisa En Educación Matemática, 14(4), 1-18. https://doi.org/10.37001/ripem.v14i4.3814