Experimentos mentais como metodologia de ensino: perspectivas teóricas para a soma dos ângulos externos de um triângulo euclidiano

Autores

10.37001/ripem.v14i2.3822

Palavras-chave:

Educação Matemática, Ensino de Matemática, Metodologia Alternativa, Semiótica

Resumo

Este texto apresenta alguns resultados de uma pesquisa teórica que estuda a Semiótica e os Experimentos Mentais no ensino e na aprendizagem em Matemática. A intenção deste artigo é mostrar as características dos Experimentos Mentais que os qualificam como uma possível metodologia de ensino para Matemática, sobretudo aplicada à soma dos ângulos externos de um triângulo euclidiano. Os Experimentos Mentais, no campo da Educação Matemática, são formas de representar o objeto do conhecimento, por meio de um diagrama, e de desenvolver certas deduções e abduções no referido diagrama, a ponto de modificá-lo para se chegar a novos conceitos e/ou generalizações. Como resultado, construímos um conjunto de fundamentações teóricas, conceitos e ideias, justificando que os Experimentos Mentais podem, de fato, se constituir como uma metodologia para o ensino de Matemática. Neste contexto, buscamos estudar teorias, conceber ideias e combinar conceitos, construindo fundamentações teóricas capazes de sustentar os resultados apresentados.

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Publicado

24-08-2024

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Cruz, W. J. da. (2024). Experimentos mentais como metodologia de ensino: perspectivas teóricas para a soma dos ângulos externos de um triângulo euclidiano. Revista Internacional De Pesquisa Em Educação Matemática, 14(2), 1-15. https://doi.org/10.37001/ripem.v14i2.3822