Recomendações curriculares para o ensino e aprendizagem da estatística e probabilidade na Austrália, Brasil e Portugal
Palavras-chave:
Recomendações curriculares, Probabilidade, Estatística, Ensino Fundamental, Ensino e AprendizagemResumo
Neste artigo, tem-se o objetivo de apresentar uma análise sobre as recomendações curriculares para o ensino e aprendizagem de estatística e probabilidade presentes nos currículos de matemática, para a faixa etária de 6 a 14 anos, na Austrália, Brasil e Portugal. Busca-se verificar se os letramentos estatístico e probabilístico estão contemplados nesses currículos. Foram utilizados sites oficiais de Ministérios da Educação de vários países para mapear os documentos curriculares. Desenvolveu-se uma pesquisa documental com um processo analítico com abordagem reflexiva e interpretativa. Como resultados, destacam-se: indícios significativos para a elaboração de futuras orientações curriculares de matemática nas quais se considerem os letramentos probabilístico e estatístico e indicadores que sejam norteadores para programas de formação de professores que ensinam matemática.
Downloads
Referências
Almeida, J. L. D. (2023). Diretrizes Curriculares: ensino e aprendizagem de probabilidade e estatística nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. 125 f. [Dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências, Universidade Cruzeiro do Sul].
Austrália (2022). Australian Curriculum, Assessment and Reporting Authority (ACARA). Australian Curriculum: Mathematics F-10 Version 9.0: Curriculum Content F-6. Australia, 2022.
Bogdan, R. & Biklen, S. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto Editora, 1994.
Borovcnik, M. (2016). Probabilistic thinking and probability literacy in the context of risk. Educ. Matem. Pesq., 18(3), 1491 - 1516.
Bowen, G. A. (2009). Document analysis as a qualitative research method. Qualitative Research Journal, 9(2), 27-40.
Brasil. Ministério da Educação. (2018). Base Nacional Curricular Comum: educação é a base. http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_sit e.pdf.
Campos, C. R., Wodewotzki, M. L. & Jacobini, O. R. (2011). Educação Estatística: teoria e prática em ambientes de modelagem matemática. Autêntica.
Cazorla, I. M., Kataoka, V. Y. & Silva, C. B. (2010). Trajetórias e Perspectivas da Educação Estatística no Brasil: um olhar a partir do GT 12. In: C. E. Lopes; C. Q. S. Coutinho & S. A. Almouloud (Orgs.), Estudos e Reflexões em Educação Estatística (pp. 19-44). Mercado de Letras.
D’Ambrosio, B. & Lopes, C. E. (2015). Insubordinação Criativa: um convite à reinvenção do educador matemático. Bolema: Boletim de Educação Matemática, 29(51), 1-17.
Flick, U. (2009). Introdução à Pesquisa Qualitativa. ArtMed.
Gal, I. (2002). Adult’s statistical literacy: meanings, componentes, responsabilities. International Statistical Review, 70, 1-52.
Gal, I. (2005). Towards 'probability literacy' for all citizens. In: G. Jones (Ed.), Exploring probability in school: Challenges for teaching and learning (pp. 43-71). Kluwer Academic Publishers.
Garfield, J. & Gal, I. (1999). Teaching and assessing statistical reasonig. In L. V. Stiff, F. R. Curcio (Eds), Developing Mathematical Reasoning in Grades K-12. Nacional Council of Teacher of Mathematics. Ed. L. Staff, 207-219.
Gomes, H. M. G. (2023). A probabilidade nos documentos curriculares de Brasil, Argentina, Colômbia e México: uma análise comparada. [Dissertação de Mestrado, Universidade Estadual Paulista – Unesp].
Gould, R. (2017). Data literacy is statistical literacy. Statistics Education Research Journal, 16(1), 22-25.
Guba, E. & Lincoln, Y. (1994). Competing paradigms in qualitative research. In: N. Denzin & Y. Lincoln (Eds), Handbook of qualitative research (pp. 105-117). Sage Publications.
Lopes, C. E. (1998). A probabilidade e a estatística no ensino fundamental: uma análise curricular. 139 f. [Dissertação de Mestrado, Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas].
Lüdke, M. & André, M. (1986). A pesquisa em educação: abordagens qualitativas. EPU.
Portugal (2018). Aprendizagens essenciais (Matemática).
Rotunno, S. A. M. (2007). Estatística e Probabilidade: um estudo sobre a inserção desses conteúdos no ensino fundamental. [Dissertação de Mestrado em Educação, Universidade Federal do Paraná].
Sá-Silva, J. R., Almeida, C. D. & Guindani, J. F. (2009). Pesquisa documental: pistas teóricas e metodológicas. Revista Brasileira de História & Ciências Sociais, 1(1), 1-15.
Santos, A. K. E. dos. (2023). A Educação Estatística recomendada nas diretrizes curriculares da Austrália, Brasil e Portugal para os anos finais do Ensino Fundamental. 111 f. [Dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências, Universidade Cruzeiro do Sul].
Silva, T. T. (2005). Documentos de Identidade: uma introdução às teorias do currículo. Autêntica.
Torrres Santomé, J. (2013). Currículo, justiça e inclusão. In: J. Gimeno Sacristán, Saberes e incertezas sobre o currículo (pp. 71- 86). Penso.
Wallman, K. K. (1993). Enchancing Statistical Literacy: Enriching our Society. Journal of the American Statistical Association, 88(421), 1-8.
Watson, J. (1997). Assessing statistical thinking using the media. In J. Garfield, I. Gal (Eds.), The assessment challenge in statistics education. Amsterdam: IOS.
Watson, J. & Callingham, A. R. (2003). Statistical literacy: a complex hierarchical construct. Statistical Education Research Journal, 2(2), 3-46.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.