Ciclo investigativo e sistemas de atividades no ensino de Estatística
Palavras-chave:
Teoria da Atividade, Ensino e Aprendizagem, Medidas de DispersãoResumo
Este estudo, ancorado na terceira geração da Teoria da Atividade de Engeström e no Ciclo Investigativo de Wild e Pfannkuch, visa compreender como a estruturação das atividades, em cada fase do Ciclo Investigativo, pode influenciar a aprendizagem dos conceitos estatísticos pelos estudantes. O estudo foi qualitativo descritivo, com 20 estudantes do 2º ano do Ensino Médio. Os instrumentos foram: a Sequência de Ensino, diários de campo dos estudantes e do pesquisador, instrumento de coleta de dados, instrumento para a sistematização dos conceitos, questionário a posteriori e cartazes elaborados pelos estudantes. A análise foi realizada de forma qualitativa descritiva, explorando os resultados de cada fase do ciclo, para compreender as dinâmicas de aprendizagem. Os resultados revelaram que essa integração promoveu um ambiente dinâmico e participativo de aprendizagem, destacando a importância da reflexão e da prática no processo de ensino e aprendizagem.
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