Elaborando o jantar para todes: atividades-matemáticas-não-exclusivas-com-tecnologias-digitais, como pensá-las?

Autores

10.37001/ripem.v14i2.3948

Palavras-chave:

Exclusão, Inclusão, Ensino de Matemática, Tecnologias Digitais, Desenho Universal para Aprendizagem

Resumo

Este artigo investiga as concepções de uma pesquisadora sobre como atividades-matemáticas-não-exclusivas-com-Tecnologias-Digitais podem ser produzidas por professoras/professories/professores que ensinam matemática. Para isso, por meio de um recorte da pesquisa qualitativa que desenvolvemos, trazemos à tona a narrativa proveniente de uma entrevista semiestruturada realizada com uma pesquisadora da área de Educação Matemática e Inclusão, revelando sua concepção sobre a produção desse tipo de atividade. Nesse contexto, teoricamente sustentamos a investigação no conceito da diferença, na ideia de Desenho Universal para Aprendizagem (DUA), na dimensão tecnológica da Cyberformação e no conceito de exclusão/inclusão. Como resultados, indicamos que a abordagem das Tecnologias Digitais (TD), que podem favorecer a não-exclusão, desde que o “jantar” seja para todas/todes/todos, ou seja, que atividades-matemáticas-não-exclusivas-com-TD sejam pensadas sob a ótica das pessoas que precisam, iniciando pelas necessidades entendidas de forma equânime para as pessoas ditas com deficiência.

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Publicado

30-08-2024

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Artigos

Como Citar

Catarina, E. dos S., & Rosa, M. (2024). Elaborando o jantar para todes: atividades-matemáticas-não-exclusivas-com-tecnologias-digitais, como pensá-las?. Revista Internacional De Pesquisa Em Educação Matemática, 14(2), 1-20. https://doi.org/10.37001/ripem.v14i2.3948