Um ETG para o ensino e a aprendizagem em tópicos de superfícies parametrizadas
Palavras-chave:
Espaço de Trabalho Matemático, GeoGebra, Pensamento Geométrico, Registros de Representação Semiótica, Superfícies de RevoluçãoResumo
Este artigo teve, como objetivo, analisar contribuições do Espaço de Trabalho Geométrico (ETG), envolvendo a Teoria dos Registros de Representação Semiótica (TRRS), para o ensino e a aprendizagem de superfícies parametrizadas. A pesquisa, de natureza qualitativa, teve, como referencial teórico, o ETG e metodológico a TRSS. As atividades foram estruturadas em 4 módulos: sólidos e superfícies (representações), parametrização do plano, da superfície do cilindro circular reto e da superfície esférica. Foram aplicados com acadêmicos de um programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática na disciplina de Geometria. Resultados evidenciaram contribuições que favorecem o desenvolvimento de conhecimentos geométricos para o entendimento e a resolução de problemas em tópicos de superfície parametrizadas, partindo da visualização para a construção de conceitos e propriedades. A mobilização de diferentes registros ajudou na ativação das gêneses para a aquisição e a compreensão dos conteúdos trabalhados e na articulação dos planos pela Gênese Figural, Instrumental ou Discursiva.
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