Modelagem de Plantas Baixas e Inovações Civis-Arquitetônicas 3D: Pensamento Computacional e Formação em Matemática
Palavras-chave:
Arquitetura, Engenharia Civil, Habilidades Matemáticas, Ensino MédioResumo
Esta pesquisa tem como objetivo identificar e analisar as características observáveis no desenvolvimento de plantas baixas e na modelagem de casas arquitetônicas 3D, no contexto de Formação em Matemática. O estudo foi conduzido no laboratório de inovações do IF-Goiano, com a participação de estudantes do Ensino Médio. Os dados foram analisados qualitativamente através da triangulação de dados de diferentes fontes, incluindo vídeos, observações, entrevistas e ferramentas computacionais, sob a perspectiva teórica do Pensamento Computacional. Os resultados demonstram a relevância do desenvolvimento de projeções arquitetônicas em duas categorias: Habilidades Matemáticas e Engajamento Comunicativo-Criativo. Ambas as categorias apontam para um processo permeado de dimensões fundamentadas em originalidade, resolução de problemas, (de)composição, curiosidade-invenção e conexões entre conhecimentos matemáticos aplicados à engenharia e arquitetura. Esses aspectos evidenciam a importância da integração entre a matemática e a prática arquitetônico-civil no contexto do Ensino Médio de forma problematizada, atual e ativa.
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