O Papel da Educação Matemática Financeira na Compreensão do Endividamento na Sociedade do Consumo
Palavras-chave:
Consumo, Endividamento, Ensino de Matemática, Júri Simulado, Resolução Exploração e Proposição de ProblemasResumo
A Matemática sempre desempenhou um papel fundamental no desenvolvimento da humanidade ao longo da história, sendo um dos pilares essenciais para sustentar, entre outras coisas, o consumo das famílias. No entanto, o estímulo ao consumo excessivo acarretou o esgotamento dos recursos financeiros, levando-os ao Endividamento. Levantamos a seguinte pergunta: como as questões relacionadas ao endividamento podem ser discutidas de forma eficaz nas aulas de Matemática? O objetivo deste artigo é promover um debate sobre questões relacionadas ao endividamento no ensino de Matemática. Esta pesquisa, de natureza qualitativa, é recorte de uma dissertação de mestrado. A atividade consistiu na realização de júri simulado com turmas da 3. série do Ensino Médio, tendo como metodologia a Resolução, Exploração e Proposição de Problemas. Os resultados indicaram que os participantes conseguiram participar ativamente das discussões, construindo estratégias e pensamento crítico diante dos problemas apresentados.
Downloads
Referências
Andrade, S. (1998). Ensino-aprendizagem de Matemática via resolução, exploração e proposição de problemas (Dissertação de Mestrado). Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, SP.
Andrade, S. (2017). Um caminhar crítico reflexivo sobre Resolução, Exploração e Proposição de Problemas Matemáticos no Cotidiano da Sala de Aula. In L. R. Onuchic, L. C. Leal Junior & M. Pironel (Orgs.), Perspectivas para resolução de Problemas (pp. 355-396). Editora Livraria da Física.
Baroni, A. K. C., Hartmann, A. L. B. & Carvalho, C. C. S. (2021). Uma Abordagem Crítica da Educação Financeira na formação do professor de Matemática. Appris Editora.
Bauman, Z. (2008). Vida para Consumo. Jorge Zahar Editora.
Bauman, Z. (2010). Vida a Crédito. Jorge Zahar Editora.
Bogdan, R. & Biklen, S. (1994). Investigação qualitativa em educação (12. ed.). Porto Editora.
Brasil. (1997). Código de Defesa do Consumidor. Decreto Presidencial n. 2.181, de 20 de março de 1997. Brasília, DF.
Dieese. (2020). Pesquisa Nacional da Cesta Básica de Alimentos - Tomada especial de preços de outubro de 2020. Nota à imprensa. São Paulo, SP.
Silveira, J. M. & Motoito, R. (2024). Letramento financeiro nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: a literatura infantil como uma proposta para as crianças refletirem sobre o consumo consciente. Educação Matemática Debate, 8(16), 1-20.
Yin, R. K. (2016). Pesquisa Qualitativa do Início ao Fim. Penso.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.