As unidades de medidas e sua aplicabilidade em comunidades rurais de Gramado, Rio Grande do Sul, no início da segunda metade do século XX

Autores

10.37001/ripem.v15i2.4446

Palavras-chave:

Escolas Rurais, História Oral, Matemática, Unidades de Medidas

Resumo

O artigo aborda a utilização das unidades de medidas, por professoras e ex-alunos, em comunidades rurais de Gramado, Rio Grande do Sul, no início da segunda metade do século XX. Trata-se de um estudo qualitativo que se ampara na história oral. Além de visitas e conversas informais, foram aplicados dois instrumentos de pesquisa, respondidos por quatro professoras e dois ex-alunos de escolas rurais. As professoras trabalhavam as unidades de medidas em situações práticas de aula, utilizando a horta da escola para medir os canteiros, a altura dos alunos e a distância da escola até a casa de cada um. Os ex-alunos apontaram o contato com as principais unidades de medidas na escola, mas a aplicação acontecia em casa, em sua lida diária. Constatou-se, assim, a importância de trabalhar as medidas, seja em sala de aula ou por meio do contexto familiar, de modo prático e utilitário para a vida dos alunos.

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Publicado

01-05-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Britto, S. L. M., Pinto, G. V., & Kuhn, M. C. (2025). As unidades de medidas e sua aplicabilidade em comunidades rurais de Gramado, Rio Grande do Sul, no início da segunda metade do século XX. Revista Internacional De Pesquisa Em Educação Matemática, 15(2), 1-18. https://doi.org/10.37001/ripem.v15i2.4446