Publicado Boletim 19 com relatório do SIPEM

Imprimir
Categoria: Notícias
Data de publicação Escrito por Webmaster

Publicado em: 2013-02-21 14:08:15

Este Boletim temático da SBEM tem por objetivo difundir amplamente o relatório científico do V Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática – V SIPEM, promovido pela Sociedade Brasileira de Educação Matemática, sob a coordenação geral da DNE, a coordenação local da SBEM-RJ, sob a responsabilidade de Mônica Mandarino e com a coordenação científica de Rute Borba- UFPE.
O V SIPEM foi realizado entre 28 e 31 de outubro de 2012 no Hotel Vale Real, em Itaipava-Petrópolis-RJ, com a participação de 313 pesquisadores inscritos e com a apresentação e discussão de 154 trabalhos de investigação científica, Conferências, Mesas Redondas e lançamento de 10 obras inéditas.
Os trabalhos aprovados pela Comissão Científica constam nos Anais distribuídos em CD e estão disponíveis na página www.sbembrasil.org.br.
O SIPEM, em sua quinta edição, contou com o apoio financeiro da PAEP-CAPES, assim como do CNPq, sem os quais não seria possível a realização deste importante evento para a difusão e o desenvolv-mento da pesquisa na área.
A colaboração de toda a DNE, da Comissão Local, da Comissão Científica e das secretárias foi fundamental para a realiza-ção do evento com a qualidade que este importante projeto requer. Aproveitamos para agradecer a todos pelo empenho, dedicação e competência.
Ao final do relatório são nomeados todos os responsáveis pela sua realização.
O V SIPEM contou com a importante es-trutura dos Grupos de Trabalho, que foram organizados por seu Conselho Nacional Deliberativo (CND), com o apoio dos programas de pós-graduação que desenvolvem pesquisas em Educação Matemática, vinculados prioritariamente às áreas de Educaçã-o/Ensino de Ciências e Matemática/Psicologia.
Este Seminário tem e teve como finalidade promover o intercâmbio entre grupos que se dedicam às pesquisas na área da Educa-ção Matemática.
Constituíram-se em atividades do V SIPEM as conferências: “Tackling the Mathematics: Potential and Challenges for Research in Mathematics Education”, proferida pela professora Celia Hoyles do Reino Unido; e “Sociocultural Perspectives on Research with Mathematics Teachers: A Zone Theory Approach”, que foi proferida pela também professora e educadora matemática Mer-rilyn Goos, da Austrália. Na noite do dia 30 de Outubro, organizou-se, conforme fora planejado, uma mesa redonda cuja temática central foi “A política de pesquisa em Educação Matemática”, com a participação do professor Agustín Carrillo – secretário geral da FISEM – e da pesquisadora Maria Helena Fávero (UnB). A coordenação da MR ficou a cargo do pesquisador Marcelo Borba – da UNESP. O último dia do V SIPEM foi marcado pela Conferência “Panorama e perspecti-vas do financiamento de pesquisas em Educação Matemática no Conselho Assessor do CNPq”, que foi ministrada pela professora Maria Aparecida Bicudo (UNESP), membro do Comitê de Educação do CNPq. Seguiu-se a esta última conferência, a plenária dos Grupos de Trabalho e a apresentação e entrega dos relatórios finais.
Ressaltamos a importância da presença de pesquisadores da Inglaterra, Espanha e Austrália, que permitiu uma maior aproximação acadêmica no campo da pesquisa e a articulação de projetos de pesquisa de forma cooperativa, o encaminhamento para a formação de novos grupos de pesquisa inter-nacional e para futuras publicações conjuntas.
A seguir, divulgamos o RELATÓRIO CIENTÍFI-CO completo, que revela a amplitude e a consistência dos trabalhos realizados no interior dos doze (12) Grupos de Trabalhos, que congregam os pesquisadores, ocasião em que foi possível apresentar e debater as pesquisas mais relevantes.
Cada GT traçou um panorama atual da pesquisa científica no campo de sua temática, fazendo o planejamento de ações futuras e renovando a coordenação para o próximo triênio. Além disto, os GTs procederam às renovações dos nomes dos coordenadores, respeitando a Resolução da SBEM que normatiza tal processo.
Na plenária do último dia, foi aprovada, por unanimidade, a candidatura da SBEM-GO, em nome do Prof. Dr. Wellington Lima Cedro (UFG), Diretor Regional da SBEM-GO, que acolherá o VI SIPEM no ano de 2015. Para tanto, os trabalhos relativos a esse evento já se iniciaram, e as avaliações e críticas ao V SIPEM são fundamentais para o planejamento e realização do VI SIPEM-2015, em Goiás.
Desse modo, entendemos que é importante a ampla difusão do relatório do V SIPEM, que foi realizado no ano de 2012. Estamos, desde já, colhendo críticas e sugestões.
A DNE (2010-2013)

Boletim 19

Portal Mec CNPQ CAPES SBPC Anped CIAEM FISEM

Sociedade Brasileira de Educação Matemática 2012. Todos os direitos reservados.