COMO AS CRIANÇAS PENSAM PARA RESOLVER PROBLEMAS DE ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO?

Autores

  • Jutta Cornelia Reuwsaat Justo jcrjusto@gmail.com
    Universidade Luterana do Brasil

Resumo

O presente artigo discute a resolução de problemas matemáticos aditivos por crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental. A análise está fundamentada na Teoria dos Campos Conceituais de Gérard Vergnaud que afirma que um conceito não adquire sua significação numa única classe de situações e uma situação não se analisa através de um único conceito. Apresentam-se três cenas de resolução de problemas aditivos, uma de composição e duas de transformação, analisando os esquemas usados pelas crianças na resolução. Conclui-se afirmando que não somente a variedade de problemas, mas também a quantidade deles tem a sua importância. Assim como, é necessário permitir que as crianças tenham o tempo necessário de interação para a construção do campo conceitual aditivo.

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Biografia do Autor

  • Jutta Cornelia Reuwsaat Justo, Universidade Luterana do Brasil
    Doutora em Educação (UFRGS). Professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM) e do Curso de Pedagogia da ULBRA.

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Publicado

2014-02-20

Como Citar

JUSTO, Jutta Cornelia Reuwsaat. COMO AS CRIANÇAS PENSAM PARA RESOLVER PROBLEMAS DE ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO?. Educação Matemática em Revista - RS, [S. l.], v. 1, n. 15, 2014. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/1494. Acesso em: 11 jul. 2025.