COMO AS CRIANÇAS PENSAM PARA RESOLVER PROBLEMAS DE ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO?
Abstract
O presente artigo discute a resolução de problemas matemáticos aditivos por crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental. A análise está fundamentada na Teoria dos Campos Conceituais de Gérard Vergnaud que afirma que um conceito não adquire sua significação numa única classe de situações e uma situação não se analisa através de um único conceito. Apresentam-se três cenas de resolução de problemas aditivos, uma de composição e duas de transformação, analisando os esquemas usados pelas crianças na resolução. Conclui-se afirmando que não somente a variedade de problemas, mas também a quantidade deles tem a sua importância. Assim como, é necessário permitir que as crianças tenham o tempo necessário de interação para a construção do campo conceitual aditivo.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright for articles published in Educação Matemática em Revista - RS is held by the respective author(s), with first publication rights granted to the journal.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0).
This license permits others to share (copy and redistribute the material in any medium or format) and adapt (remix, transform, and build upon the material) for any purpose, even commercially, as long as appropriate credit is given to the original creation.









