Invariantes Operatórios de Recursividade Algébrica Presentes nas Estratégias de Estudantes do 3º Ano do Ensino Fundamental
Palavras-chave:
Estratégias. Recursividade. Pensamento Algébrico.Resumo
O objetivo do presente trabalho é descrever e analisar os invariantes operatórios de recursividade algébrica presentes nas estratégias de estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental. Para a coleta de dados desta pesquisa foi elaborada uma atividade adaptada de uma situação apresentada na literatura, na qual os autores pretendiam abordar, ao mesmo tempo, duas das principais noções algébricas: recursividade algébrica e padrão algébrico. Na presente pesquisa nos concentramos na noção de recursividade. Foram realizadas entrevistas clínicas com 24 estudantes de uma escola pública do interior do Rio Grande do Sul. Foi constatado o uso de seis invariantes operatórios: os teoremas-em-ação “regra de associar acrescentando um”, “regra de dobrar as quantidades” e “construção da regra a partir da realidade observada”; e os respectivos conceitos-em-ação “relação biunívoca entre grandezas”, “existência de relação proporcional entre quaisquer grandezas” e “necessidade de experimentar para inferir a regra”.Downloads
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Referências
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Publicado
2020-07-18
Edição
Seção
Artigos Gerais
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Como Citar
Invariantes Operatórios de Recursividade Algébrica Presentes nas Estratégias de Estudantes do 3º Ano do Ensino Fundamental. (2020). Educação Matemática Em Revista - RS, 1(21), 6-14. https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/2250