Quando professores e alunos constituem-se sujeitos do ensinar e do aprender Matemática

Authors

  • Dario Fiorentini leivasjc@terra.com.br
    Faculdade de Educação Universidade Estadual de Campinas - Grupos de Pesquisa PRAPEM/ CEMPEM (Prática Pedagógica em Matemática) - Grupos de Pesquisa do GEPEC (Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Continuada)

Keywords:

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Abstract

O objetivo desse trabalho é discutir e ilustrar a possibilidade do professor vir a constituir-se, juntamente com seus alunos, em sujeito de conhecimento. Para isso, tomamos como foco de estudo e análise a experiência docente, concebendo-a como formadora e produtora de saberes. Apresentamos como metodologia de produção/socialização de saberes da experiência docente, as narrativas, as quais caracterizam- se pelo seu significado, importância, propósito e interpretação. Os conhecimentos teóricos, produzidos pelas ciências da educação ou pelas disciplinas escolares, participam como elementos mediadores dessa produção de saberes, ajudando a ressignificar e a problematizar os saberes da experiência sem que, com isso, venham a substituí-los ou desqualificá-los. Para melhor qualificar esse processo de produção de saberes, de modo a contribuir para o desenvolvimento profissional dos professores, defendemos a pesquisa-ação ou o trabalho coletivo / reflexivo. Pretendemos ilustrar e referenciar a discussão, trazendo a nossa experiência de pesquisa-ação com professores de Matemática.

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Published

2020-05-30

How to Cite

FIORENTINI, Dario. Quando professores e alunos constituem-se sujeitos do ensinar e do aprender Matemática. Mathematics Education in Review - RS, [S. l.], v. 1, n. 3, 2020. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/2294. Acesso em: 11 jul. 2025.