Quando professores e alunos constituem-se sujeitos do ensinar e do aprender Matemática
Keywords:
-Abstract
O objetivo desse trabalho é discutir e ilustrar a possibilidade do professor vir a constituir-se, juntamente com seus alunos, em sujeito de conhecimento. Para isso, tomamos como foco de estudo e análise a experiência docente, concebendo-a como formadora e produtora de saberes. Apresentamos como metodologia de produção/socialização de saberes da experiência docente, as narrativas, as quais caracterizam- se pelo seu significado, importância, propósito e interpretação. Os conhecimentos teóricos, produzidos pelas ciências da educação ou pelas disciplinas escolares, participam como elementos mediadores dessa produção de saberes, ajudando a ressignificar e a problematizar os saberes da experiência sem que, com isso, venham a substituí-los ou desqualificá-los. Para melhor qualificar esse processo de produção de saberes, de modo a contribuir para o desenvolvimento profissional dos professores, defendemos a pesquisa-ação ou o trabalho coletivo / reflexivo. Pretendemos ilustrar e referenciar a discussão, trazendo a nossa experiência de pesquisa-ação com professores de Matemática.Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright for articles published in Educação Matemática em Revista - RS is held by the respective author(s), with first publication rights granted to the journal.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0).
This license permits others to share (copy and redistribute the material in any medium or format) and adapt (remix, transform, and build upon the material) for any purpose, even commercially, as long as appropriate credit is given to the original creation.