CHATGPT NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
PERSPECTIVAS E MOTIVAÇÕES DOS ESTUDANTES
Resumo
O objetivo deste artigo é investigar os motivos pelos quais acadêmicos do curso de Matemática utilizam ou não o ChatGPT em suas atividades educacionais. A pesquisa, de natureza qualitativa e quantitativa, foi realizada por meio de um questionário misto enviado via Google Forms a todos os acadêmicos do curso de Matemática, de uma Universidade Federal. Dos quarenta e oito acadêmicos matriculados, vinte e oito responderam ao questionário. Entre eles, dezoito relataram o uso do ChatGPT, enquanto dez afirmaram não utilizá-lo. Os resultados indicam que a maioria dos usuários recorre à ferramenta para resolver exercícios, compreender conteúdos, redigir textos, apoiar o processo criativo, entre outros. Aqueles que não fazem uso do ChatGPT apontaram dificuldades, a preferência por outras ferramentas, métodos de estudo tradicionais e a percepção de que a ferramenta é ineficiente em certas áreas da Matemática. Conclui-se que o ChatGPT pode potencializar a aprendizagem quando usado com um propósito claro de aprendizado.
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