CHATGPT NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
PERSPECTIVAS E MOTIVAÇÕES DOS ESTUDANTES
Abstract
O objetivo deste artigo é investigar os motivos pelos quais acadêmicos do curso de Matemática utilizam ou não o ChatGPT em suas atividades educacionais. A pesquisa, de natureza qualitativa e quantitativa, foi realizada por meio de um questionário misto enviado via Google Forms a todos os acadêmicos do curso de Matemática, de uma Universidade Federal. Dos quarenta e oito acadêmicos matriculados, vinte e oito responderam ao questionário. Entre eles, dezoito relataram o uso do ChatGPT, enquanto dez afirmaram não utilizá-lo. Os resultados indicam que a maioria dos usuários recorre à ferramenta para resolver exercícios, compreender conteúdos, redigir textos, apoiar o processo criativo, entre outros. Aqueles que não fazem uso do ChatGPT apontaram dificuldades, a preferência por outras ferramentas, métodos de estudo tradicionais e a percepção de que a ferramenta é ineficiente em certas áreas da Matemática. Conclui-se que o ChatGPT pode potencializar a aprendizagem quando usado com um propósito claro de aprendizado.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Educação Matemática em Revista - RS

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Copyright for articles published in Educação Matemática em Revista - RS is held by the respective author(s), with first publication rights granted to the journal.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0).
This license permits others to share (copy and redistribute the material in any medium or format) and adapt (remix, transform, and build upon the material) for any purpose, even commercially, as long as appropriate credit is given to the original creation.









