NARRATIVAS ENTRELAÇADAS SOBRE O LUGAR DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores/as

  • João Alberto da Silva joaopiaget@gmail.com
  • João Carlos Pereira de Moraes joaomoraes@unipampa.edu.br
10.37001/EMR-RS.v.1.n.22.2021.p.15-24

Resumen

Este artigo discute o entrelugar da Educação Matemática para crianças. O estudo inclui a narrativa autobiográfica dos autores e dos participantes do Grupo de Discussão sobre anos iniciais durante o VII Fórum Regional de Formação Inicial professores que ensinam Matemática no Rio Grande do Sul. Quatro provocações balizaram as discussões: as relações entre afetividade e Matemática, a criatividade e insubordinação para formar professores e ensinar Matemática, a construção de significados na Matemática e a compreensão das especificidades da infância para a Matemática. Os debates indicam que os espaços de discussão potencializam a formação, de modo que os educadores matemáticos podem ampliar seus espaços na formação inicial através da inserção em programas fomentados por políticas públicas, tais como o PIBID e a Residência Pedagógica. Destaca-se a importância de compreensão do espaço-tempo da infância e da necessidade de se desconstruir o mito da dificuldade em aprender Matemática.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Publicado

2021-06-01

Número

Sección

Dossiê: “Pesquisas que envolvem estudo de aula (Lesson Study) em Educação Matemá

Cómo citar

DA SILVA, João Alberto; DE MORAES, João Carlos Pereira. NARRATIVAS ENTRELAÇADAS SOBRE O LUGAR DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Educación Matemática en Revista - RS, [S. l.], v. 1, n. 22, 2021. DOI: 10.37001/EMR-RS.v.1.n.22.2021.p.15-24. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/2813. Acesso em: 11 jul. 2025.