COMO IR ALÉM DOS MUROS DA ESCOLA NA APRENDIZAGEM DE ÁLGEBRA? ALGUMAS PERSPECTIVAS TEÓRICAS E UM PRODUTO EDUCACIONAL

Autores/as

  • Cássia Isabel Froes Munhoz cassiaisabel84@gmail.com
    Uergs
10.37001/EMR-RS.v.2.n.23.2022.p.3-11

Resumen

Nesse artigo, resultado de pesquisa desenvolvida em um Programa de Mestrado de caráter profissional, apresentamos um produto educacional (PE) que consiste de uma sequência didática que é composta por fichas de trabalho. O objetivo dos estudos foi motivado pelas dificuldades de aprendizagem de álgebra observadas na prática docente. A idealização do PE foi amparada por nossas leituras sobre: (i) a metodologia de resolução de problemas, (ii) o quadro teórico relativo à aprendizagem significativa e (iii) o conceito de pensamento algébrico. Apresentamos a base teórica da pesquisa e exemplos de atividades que constituem as fichas de trabalho. Por se tratar de uma pesquisa bibliográfica e de uma proposta de PE, optamos validar as fichas de trabalho por comparação com produtos que já foram aplicados. Concluímos que, ao escolher atividades que utilizam a metodologia da resolução de problemas, é possível promover uma aprendizagem significativa com a qual se desenvolve o pensamento algébrico.

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Publicado

2022-05-19

Cómo citar

FROES MUNHOZ, Cássia Isabel. COMO IR ALÉM DOS MUROS DA ESCOLA NA APRENDIZAGEM DE ÁLGEBRA? ALGUMAS PERSPECTIVAS TEÓRICAS E UM PRODUTO EDUCACIONAL. Educación Matemática en Revista - RS, [S. l.], v. 1, n. 23, 2022. DOI: 10.37001/EMR-RS.v.2.n.23.2022.p.3-11. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/2986. Acesso em: 12 jul. 2025.