O USO DE TDIC EM PRÁTICAS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA: O CASO DE PROFESSORES INICIANTES EM ALEGRETE - RS

Autores/as

  • Leonardo Alves Vargas leonardoalvesvargas3@gmail.com
    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha
  • Rafael Winícius da Silva Bueno rafael.bueno@iffarroupilha.edu.br
    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha http://orcid.org/0000-0002-9573-8053
10.37001/EMR-RS.v.1.n.24.2023.p.126-134

Resumen

A presente pesquisa, de natureza qualitativa, teve por objetivo construir compreensões sobre percepções de professores de Matemática, em início de carreira, quanto à utilização de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) nas suas dinâmicas pedagógicas. Utilizou-se como referencial teórico o Construcionismo. Assim, foram entrevistados dez professores, com até cinco anos de trabalho, e as respostas fornecidas às questões dissertativas foram analisadas por meio da Análise Textual Discursiva. Constatou-se que esse grupo de educadores apresenta uma visão positiva sobre a utilização das TDIC em sala de aula e relaciona o seu uso com a maior participação dos estudantes nas atividades pedagógicas. As perspectivas apresentadas pelos participantes, quanto aos efeitos da utilização das TDIC para a aprendizagem, conectam-se com as ideias apontadas no Construcionismo, pois eles entendem que as TDIC podem ser um diferencial no desenvolvimento do estudante, fomentando-o a assumir maior protagonismo nas dinâmicas de ensino e aprendizagem.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Leonardo Alves Vargas, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha

    Especialista em Ensino de Ciências e Matemática

  • Rafael Winícius da Silva Bueno, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha
    Departamento de Matemática

Publicado

2023-07-15

Cómo citar

VARGAS, Leonardo Alves; BUENO, Rafael Winícius da Silva. O USO DE TDIC EM PRÁTICAS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA: O CASO DE PROFESSORES INICIANTES EM ALEGRETE - RS. Educación Matemática en Revista - RS, [S. l.], v. 1, n. 24, 2023. DOI: 10.37001/EMR-RS.v.1.n.24.2023.p.126-134. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/3418. Acesso em: 12 jul. 2025.