RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DA GEOMETRIA ESPACIAL

Autores

  • Janaína Poffo Possamai janapoffo@gmail.com
    Universidade Regional de Blumenau / Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
  • Dioney Luiz Fernandes dioneymat@hotmail.com
    Universidade Regional de Blumenau
10.37001/EMR-RS.v.1.n.22.2021.p.153-163

Resumo

Esse trabalho descreve parte de uma pesquisa de mestrado, na qual se investiga as contribuições da Resolução de Problema no ensino da Geometria Espacial no ensino médio. O objetivo desse artigo é discutir as concepções de uma prática de ensino direcionada pela Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas. Desse modo, apresenta-se os preceitos teóricos de um estudo, caracterizado como investigação-ação e uma atividade que foi aplicada como problema gerador para o ensino do cálculo de volume e capacidade, indicando como é possível trabalhar um problema no qual o foco principal é o estudante. Os resultados apontam indicadores positivos e conclui-se que a Resolução de Problemas, como meio de ensinar, possibilita que o conhecimento matemático seja resultado da construção do estudante no processo de fazer e dar significado à Matemática envolvida no problema.

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Publicado

2021-06-01

Como Citar

POFFO POSSAMAI, Janaína; FERNANDES, Dioney Luiz. RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DA GEOMETRIA ESPACIAL. Educação Matemática em Revista - RS, [S. l.], v. 1, n. 22, 2021. DOI: 10.37001/EMR-RS.v.1.n.22.2021.p.153-163. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/2431. Acesso em: 11 jul. 2025.