Demonstrações Matemáticas e a Educação Básica: um estudo em hermenêutica filosófica

Autores

10.37001/ripem.v15i1.4232

Palavras-chave:

Argumentações e Provas Matemáticas, Demonstração Matemática, Educação Matemática, Fenomenologia, Hermenêutica Filosófica

Resumo

No presente artigo, apresentamos a pesquisa acerca da Interrogação Norteadora: como trabalhar didaticamente a demonstração matemática na escola básica? Realizamos uma análise em Hermenêutica Filosófica. No primeiro momento, fizemos a construção de um texto-solo a partir da leitura hermenêutica de textos da tradição matemática. No segundo momento, analisamos o texto-solo apontando indícios das estruturas do fenômeno. A partir destas estruturas, descrevemos orientações para o trabalho didático com demonstrações matemáticas, que podem ser resumidas como: (a) definição de demonstração matemática adotada a partir de suas finalidades; (b) justificativa para o uso da demonstração matemática, principalmente pelo motivo da limitação humana de compreensão e da limitação temporal; (c) modo de construção da demonstração socialmente aceito como válido na atualidade a partir da finalidade adotada; (d) o papel da argumentação e provas ingênuas frente à demonstração formal e as competências matemáticas; e (e) a linguagem matemática, sua escrita e a linguagem sobre matemática.

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Publicado

05-04-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Dias Filho, C. A. T. ., & Kluth, V. S. . (2025). Demonstrações Matemáticas e a Educação Básica: um estudo em hermenêutica filosófica. Revista Internacional De Pesquisa Em Educação Matemática, 15(1). https://doi.org/10.37001/ripem.v15i1.4232