Entre desafios e decisões na formação e na docência: trajetórias narradas de egressos de um curso de Licenciatura em Matemática

Autores

10.37001/ripem.v15i3.4618

Palavras-chave:

Escolha Profissional, Formação Inicial de Professores de Matemática, História Oral, Narrativas

Resumo

O objetivo deste estudo foi compreender trajetórias de formação e de docência de egressos do curso de Licenciatura em Matemática, da Universidade Estadual do Centro-Oeste, do Câmpus Irati (PR). Especificamente, buscou-se analisar o destino profissional de licenciados no curso e identificar suas percepções, sentimentos e motivações para a permanência ou abandono da profissão docente. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cuja produção de dados se deu por meio de entrevistas com egressos, fundamentada nos pressupostos teóricos da história oral. Ao todo, foram produzidas dezessete narrativas que, além de se constituírem em fontes historiográficas de pesquisa, contribuem para a compreensão dos desafios e das escolhas na formação inicial, bem como dos fatores que influenciam a permanência ou o abandono da profissão. Os resultados permitem uma análise crítica dos processos de formação docente e da realidade educacional nas escolas, contribuindo para que a Educação Matemática avance em termos científicos, humanos, políticos e pedagógicos.

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Publicado

04-09-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Iarek, A. V. ., & Fillos, L. M. (2025). Entre desafios e decisões na formação e na docência: trajetórias narradas de egressos de um curso de Licenciatura em Matemática. Revista Internacional De Pesquisa Em Educação Matemática, 15(3), 1-18. https://doi.org/10.37001/ripem.v15i3.4618