CIBEM

 

CIBEM 2022

Anais do Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática

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Apresentação

O Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (SIPEM) teve sua primeira edição há exatos 21 anos, entre 22 e 25 de novembro de 2000, na cidade de Serra Negra (SP). Este seminário teve como temática a "Investigação em Educação Matemática no Brasil" e esperava que as discussões pudessem propiciar uma reflexão sobre a natureza da pesquisa em Educação Matemática, assim como, vislumbrava um avanço para o desenvolvimento da área. O segundo SIPEM, por sua vez, abarcou discutir prioritariamente "A Contribuição das Pesquisas para a Formação de Professores de Matemática", sendo realizado entre 29 de outubro e 01 de novembro de 2003 em Santos (SP). Naquele seminário, os pesquisadores da área passam a se reunir para debater não somente as pesquisas que estavam sendo realizadas, mas as dificuldades encontradas ao realizá-las, os avanços necessários, bem como definir prioridades e delinear novos campos de investigação e o fortalecimento dos já existentes à época. Os nove Grupos de Trabalho (GT) do primeiro SIPEM passaram a ser 12. Na sequência, entre 11 e 14 de outubro de 2006, em Águas de Lindóia (SP), o terceiro SIPEM reuniu cerca de 300 pesquisadores. O quarto SIPEM torna-se o primeiro seminário a ocorrer fora do estado de São Paulo, entre 25 e 28 de outubro de 2009, em Brasília (DF) e contou com modificações de caráter técnico em termos de tempo de apresentação e debate das pesquisas, assim como, houve uma diferença entre o número de trabalhos publicados e o número de apresentações destes. O quinto SIPEM ocorreu entre 28 e 31 de outubro de 2012 em Petrópolis (RJ) e abordou o tema "Questões Epistemológicas, Teóricas e Práticas da Pesquisa em Educação Matemática", contou com a participação de 313 pesquisadores inscritos e com a apresentação e discussão de 154 trabalhos de investigação científica. O sexto SIPEM foi realizado entre 15 e 19 de novembro de 2015, em Pirenópolis (GO), com a participação de 319 pesquisadores inscritos e com a apresentação e discussão de 169 trabalhos de investigação científica, divididos entre 13 grupos de trabalho. O sétimo SIPEM ocorreu entre 4 e 8 de novembro de 2018, em Foz do Iguaçu (PR), sob o tema “Justiça Social e Educação Matemática” e contou com a participação de 365 pesquisadores inscritos no evento, 292 trabalhos submetidos e 226 aprovados entre os 15 grupos de trabalho.

O SIPEM, então, mostra-se uma das atividades mais importantes da SBEM ao possibilitar que a produção intelectual brasileira na área de educação matemática seja debatida e difundida. Com isso, seguindo seus objetivos, os quais em um primeiro momento se mostram por meio de sua finalidade principal, a qual é promover o intercâmbio entre os grupos que, em diferentes países, se dedicam às pesquisas na área da Educação Matemática, este seminário busca divulgar as pesquisas brasileiras e promover o encontro dos pesquisadores que a elas se dedicam, proporcionando-lhes a possibilidade de conhecer as investigações que estão sendo realizadas em diferentes instituições. Além disso, o SIPEM propicia a formação de grupos integrados de pesquisa, ao congregar pesquisadores brasileiros e estrangeiros o que possibilita o avanço das pesquisas em educação matemática em nosso país.

Assim, são objetivos do SIPEM:

  • Promover o intercâmbio entre os grupos que, em diferentes países, se dedicam às pesquisas cujo tema é a educação Matemática;
  • Divulgar as pesquisas brasileiras no âmbito da Educação Matemática;
  • Promover o encontro dos pesquisadores em Educação Matemática, proporcionando-lhes a possibilidade de conhecer as investigações que estão sendo realizadas na atualidade;
  • Propiciar a formação de grupos integrados de pesquisas que congreguem pesquisadores brasileiros e estrangeiros;
  • Possibilitar o avanço das pesquisas em Educação Matemática.

Logo, o oitavo SIPEM, frente à situação pandêmica (Covid-19) oficialmente vivenciada a partir de março de 2020 no Brasil, precisou alterar seu planejamento para que os objetivos do seminário fossem alcançados, ao mesmo tempo em que preservava a saúde de seus participantes, seguindo as orientações da ciência, em particular, da Organização Mundial da Saúde (OMS). Assim, sua comissão científica e comissão organizadora decidiram pela realização do VIII SIPEM de forma totalmente on-line e frente às dificuldades educacionais geradas pelo momento transcorrido deliberou pela seguinte temática: "Educação Matemática, pandemia, pós-pandemia e a atualidade: implicações na pesquisa e nas práticas de ensinar e aprender". Desse modo, seguem a programação do VIII Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, a Mesa de Abertura, as Mesas Temáticas e os trabalhos de cada GT para esta edição do SIPEM.

 

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