PROPOSTAS DE ATIVIDADES UTILIZANDO SCRATCH PARA ENSINO DE MATEMÁTICA EM SALA DE AULA.

Authors

  • Fernanda Schuck Sápiras nandassapiras@gmail.com
    Universidade Luterana do Brasil
  • Rodrigo Dalla Vecchia rodrigovecchia@gmail.com
    Universidade Luterana do Brasil

Abstract

Este artigo apresenta atividades envolvendo a construção de ambientes que permitem a exploração de conceitos matemáticos. Esta pesquisa mostra atividades utilizando Scratch, que permite o desenvolvimento de simuladores, jogos eletrônicos, narrativas digitais, animações e arte interativa. O Scratch é utilizado pois tem uma linguagem acessível e uma interface amigável. O referencial teórico usado se baseou nas ideias construcionistas de Papert e nos apontamentos de Jenkins, que destaca a  necessidade de desenvolvimento de novas habilidades para o futuro.  A presente pesquisa procura justificar a escolha das atividades desenvolvidas de modo que dê ao leitor uma melhor compreensão do que pode ser feito em sala de aula e como acreditamos que estas atividades podem ser pertinentes no dia a dia escolar.

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Published

2015-11-26

How to Cite

SÁPIRAS, Fernanda Schuck; DALLA VECCHIA, Rodrigo. PROPOSTAS DE ATIVIDADES UTILIZANDO SCRATCH PARA ENSINO DE MATEMÁTICA EM SALA DE AULA. Mathematics Education in Review - RS, [S. l.], v. 2, n. 16, 2015. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/1546. Acesso em: 11 jul. 2025.