Ética e Boas Práticas na Publicação
A Educação Matemática em Revista - RS (EMR - RS), e-ISSN 3085-8771, é um periódico com arbitragem científica que busca assegurar os mais elevados padrões de ética na publicação. Desse modo, é fundamental e indispensável a concordância dos agentes envolvidos no processo editorial – Equipe Editorial, Conselho Editorial e Científico, Pareceristas ad hoc e Autoras e Autores – em relação às normas de conduta ética. Tendo como referência o Código de Conduta e Normas de Boas Práticas para Editores de Periódicos do Committee on Publication Ethics (COPE), a EMR-RS considera os seguintes princípios:
A Equipe Editorial é responsável por:
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Analisar os artigos recebidos e aprovar aqueles que se alinham ao escopo da
EMR-RS
para o fluxo editorial, considerando o foco temático do periódico, as diretrizes de publicação e aspectos legais referentes a difamação, violações de direitos autorais e plágio. -
Orientar a Editoria Convidada, Autoras, Autores e Avaliadores sobre o fluxo editorial e o processo de avaliação por pares, o que inclui a observância das diretrizes da
EMR-RS
, submissão, avaliação e encaminhamentos. -
Assegurar um processo de avaliação anônimo dos artigos (double-blind peer review), justo e imparcial, garantindo que as informações permaneçam confidenciais.
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Proteger a identidade das autoras, autores e avaliadores envolvidos no processo de avaliação.
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Realizar uma seleção apropriada das avaliadoras e dos avaliadores.
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Organizar e manter atualizados os dados da relação de avaliadoras e avaliadores.
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Garantir que materiais não publicados contidos em um artigo não sejam utilizados em pesquisas e publicações realizadas pela Equipe Editorial ou membros do Conselho Editorial sem a prévia anuência das autoras e autores.
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Responder a questionamentos relacionados a artigos publicados, referentes a possíveis más condutas editoriais, seguindo as orientações do COPE.
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Publicar, quando necessário, correções, esclarecimentos, retratações e pedidos de desculpa.
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Assegurar a autonomia das decisões editoriais.
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Proteger a propriedade intelectual e os direitos dos autores.
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Garantir a manutenção contínua das boas práticas editoriais.
A Editoria Convidada é responsável por:
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Definir o tema e o escopo do dossiê ou número especial, bem como o cronograma para submissão e fluxo editorial.
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Orientar as autoras e autores em relação à concepção do dossiê e ao seu fluxo editorial.
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Analisar os artigos submetidos e aprovar aqueles que estão dentro do escopo da chamada (call for papers) para tramitar no fluxo editorial, considerando a concepção, as diretrizes de publicação e os aspectos legais em matéria de difamação, violações de direitos autorais e plágio.
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Assegurar, em colaboração com a Equipe Editorial, a escolha adequada das avaliadoras e avaliadores para os artigos.
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Elaborar a apresentação do dossiê ou número especial.
Avaliadores (membros do Conselho Científico ou do corpo de Pareceristas ad hoc) são responsáveis por:
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Notificar a Equipe Editorial sobre sua disponibilidade para avaliar um artigo.
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Recusar o convite sempre que não se sentirem qualificados para realizar a avaliação em função do tema abordado; da identificação de aspectos que levem ao reconhecimento da autoria; e/ou se houver conflito de interesse.
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Tratar os manuscritos como documentos confidenciais, protegendo a propriedade intelectual e os direitos das autoras e autores, mantendo sigilo sobre as informações e comprometendo-se a não usar informações privilegiadas para proveito próprio, inclusive em suas pesquisas e/ou publicações.
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Comunicar à Equipe Editorial sobre a identificação de violação de direitos por parte das autoras e autores e/ou de práticas de plágio.
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Elaborar o parecer com base nas boas práticas editoriais no que se refere à ética, impessoalidade, razoabilidade e ao respeito aos direitos humanos.
Autoras e Autores são responsáveis por:
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Conhecer o foco, escopo e concepção da
EMR-RS
, bem como as diretrizes para submissão. -
Elaborar o artigo com base em investigação e/ou estudo sistemático realizado, abordando e problematizando coerentemente os dados e apresentando as contribuições para o campo da Educação Matemática.
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Garantir que o artigo submetido é original e inédito, assegurando uma abordagem consistente e uma análise significativa.
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Não submeter o artigo simultaneamente a outro periódico ou veículo editorial.
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Atentar para as normas do Comitê de Ética em Pesquisa da instituição à qual a pesquisa retratada no artigo se vincula, quando se tratar do envolvimento de seres humanos.
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Assegurar que não haja expressões ou inserções que configurem plágio, bem como dar o devido crédito citando as fontes de excertos de outras produções.
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Garantir que o artigo não foi previamente publicado em outro periódico.
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Atribuir a autoria a quem contribuiu significativamente para a concepção e desenvolvimento do artigo, limitando-se a um máximo de três autorias.
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Manter a comunicação com a Equipe Editorial, informando, inclusive, a necessidade de correção de alguma informação no artigo publicado.
Baseada na Política de Ética e Boas Práticas na Publicação do periódico Educação Matemática Debate
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