Ética e Boas Práticas na Publicação

A Educação Matemática em Revista - RS  (EMR - RS), e-ISSN 3085-8771, é um periódico com arbitragem científica que busca assegurar os mais elevados padrões de ética na publicação. Desse modo, é fundamental e indispensável a concordância dos agentes envolvidos no processo editorial – Equipe Editorial, Conselho Editorial e Científico, Pareceristas ad hoc e Autoras e Autores – em relação às normas de conduta ética. Tendo como referência o Código de Conduta e Normas de Boas Práticas para Editores de Periódicos do Committee on Publication Ethics (COPE), a EMR-RS considera os seguintes princípios:

A Equipe Editorial é responsável por:

  • Analisar os artigos recebidos e aprovar aqueles que se alinham ao escopo da EMR-RS para o fluxo editorial, considerando o foco temático do periódico, as diretrizes de publicação e aspectos legais referentes a difamação, violações de direitos autorais e plágio.

  • Orientar a Editoria Convidada, Autoras, Autores e Avaliadores sobre o fluxo editorial e o processo de avaliação por pares, o que inclui a observância das diretrizes da EMR-RS, submissão, avaliação e encaminhamentos.

  • Assegurar um processo de avaliação anônimo dos artigos (double-blind peer review), justo e imparcial, garantindo que as informações permaneçam confidenciais.

  • Proteger a identidade das autoras, autores e avaliadores envolvidos no processo de avaliação.

  • Realizar uma seleção apropriada das avaliadoras e dos avaliadores.

  • Organizar e manter atualizados os dados da relação de avaliadoras e avaliadores.

  • Garantir que materiais não publicados contidos em um artigo não sejam utilizados em pesquisas e publicações realizadas pela Equipe Editorial ou membros do Conselho Editorial sem a prévia anuência das autoras e autores.

  • Responder a questionamentos relacionados a artigos publicados, referentes a possíveis más condutas editoriais, seguindo as orientações do COPE.

  • Publicar, quando necessário, correções, esclarecimentos, retratações e pedidos de desculpa.

  • Assegurar a autonomia das decisões editoriais.

  • Proteger a propriedade intelectual e os direitos dos autores.

  • Garantir a manutenção contínua das boas práticas editoriais.

A Editoria Convidada é responsável por:

  • Definir o tema e o escopo do dossiê ou número especial, bem como o cronograma para submissão e fluxo editorial.

  • Orientar as autoras e autores em relação à concepção do dossiê e ao seu fluxo editorial.

  • Analisar os artigos submetidos e aprovar aqueles que estão dentro do escopo da chamada (call for papers) para tramitar no fluxo editorial, considerando a concepção, as diretrizes de publicação e os aspectos legais em matéria de difamação, violações de direitos autorais e plágio.

  • Assegurar, em colaboração com a Equipe Editorial, a escolha adequada das avaliadoras e avaliadores para os artigos.

  • Elaborar a apresentação do dossiê ou número especial.

Avaliadores (membros do Conselho Científico ou do corpo de Pareceristas ad hoc) são responsáveis por:

  • Notificar a Equipe Editorial sobre sua disponibilidade para avaliar um artigo.

  • Recusar o convite sempre que não se sentirem qualificados para realizar a avaliação em função do tema abordado; da identificação de aspectos que levem ao reconhecimento da autoria; e/ou se houver conflito de interesse.

  • Tratar os manuscritos como documentos confidenciais, protegendo a propriedade intelectual e os direitos das autoras e autores, mantendo sigilo sobre as informações e comprometendo-se a não usar informações privilegiadas para proveito próprio, inclusive em suas pesquisas e/ou publicações.

  • Comunicar à Equipe Editorial sobre a identificação de violação de direitos por parte das autoras e autores e/ou de práticas de plágio.

  • Elaborar o parecer com base nas boas práticas editoriais no que se refere à ética, impessoalidade, razoabilidade e ao respeito aos direitos humanos.

Autoras e Autores são responsáveis por:

  • Conhecer o foco, escopo e concepção da EMR-RS, bem como as diretrizes para submissão.

  • Elaborar o artigo com base em investigação e/ou estudo sistemático realizado, abordando e problematizando coerentemente os dados e apresentando as contribuições para o campo da Educação Matemática.

  • Garantir que o artigo submetido é original e inédito, assegurando uma abordagem consistente e uma análise significativa.

  • Não submeter o artigo simultaneamente a outro periódico ou veículo editorial.

  • Atentar para as normas do Comitê de Ética em Pesquisa da instituição à qual a pesquisa retratada no artigo se vincula, quando se tratar do envolvimento de seres humanos.

  • Assegurar que não haja expressões ou inserções que configurem plágio, bem como dar o devido crédito citando as fontes de excertos de outras produções.

  • Garantir que o artigo não foi previamente publicado em outro periódico.

  • Atribuir a autoria a quem contribuiu significativamente para a concepção e desenvolvimento do artigo, limitando-se a um máximo de três autorias.

  • Manter a comunicação com a Equipe Editorial, informando, inclusive, a necessidade de correção de alguma informação no artigo publicado.

Baseada na Política de Ética e Boas Práticas na Publicação do periódico Educação Matemática Debate.