Dos signos aos registros de representações semióticas
Resumo
O artigo trata-se de uma análise teórica dos três períodos distintos entre representações e objeto representado, descritos por Duval (1998) até o estabelecimento da semiótica como disciplina, no século XX. O primeiro período apresenta uma estreita ligação entre as representações mentais do sujeito e o objeto representado e a relação entre representação e objeto é de causalidade. O segundo período corresponde a ruptura da relação entre sujeito e objeto, a relação entre objeto e representação é de referência. O terceiro período caracteriza a organização dos signos sobre os conteúdos do conhecimento, sendo os sistemas semióticos vistos como sistemas de produção de informações ou de sentidos e a relação entre representação e objeto é de interpretação. Culminando, no século XIX com o estudo dos sistemas semióticos e elaboração de modelos de análise referente à diversidade dos signos e da sua função na comunicação e no funcionamento da atividade científica.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados na Educação Matemática em Revista - RS pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação concedidos à revista.
Este trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Esta licença permite que qualquer pessoa compartilhe (copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato) e adapte (remixe, transforme e crie a partir do material) para qualquer fim, mesmo que comercial, desde que o devido crédito pela criação original seja atribuído.