FOTOGRAFIA E GEOGEBRA EM AULAS DE MATEMÁTICA EM UMA ESCOLA DO CAMPO

Authors

  • Irmgard Simon irmgardsimon@yahoo.com.br
  • Andréia Dalcin andreia.dalcin@ufrgs.br

Abstract

O presente artigo tem o propósito de divulgar um estudo que buscou investigar potencialidades do uso da fotografia e do GeoGebra como recursos para o ensino da matemática em uma turma multisseriada de 8º e 9º ano do ensino fundamental, de uma escola do campo na cidade de Três Passos no Rio Grande do Sul. A estratégia utilizada foi fotografar cenários, objetos, capturar imagens a partir do olhar do adolescente camponês e manusear estas fotografias no software GeoGebra com o intuito de explorar conceitos matemáticos que valorizem construções geométricas de isometria e homotetia a partir de imagens do contexto local de vivência dos alunos. Constatou-se, com desenvolvimento da sequência de atividades, que os alunos voltaram seu “olhar” para o entorno e “brincaram” com as imagens criando formas e movimentos que extrapolam a realidade física e que para tanto as tecnologias tornaram o trabalho mais viável e desafiador, contribuindo para a mobilização de conhecimentos matemáticos. 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Irmgard Simon
    Especialista em Matemática, Mídias Digitais e Didática; Especialista em Gestão Educacional; Licenciada em Matemática; Formadora do PNAIC; Professora da Educação Básica.
  • Andréia Dalcin

    Doutora em Educação área de Educação Matemática. Mestre em Educação área de Educação. Matemática. Graduada em Licenciatura em Ciências Habilitação Matemática. Professor Adjunto 4 da Universidade Federal do Rio Grande do Sul , Brasil

Published

2017-01-31

How to Cite

SIMON, Irmgard; DALCIN, Andréia. FOTOGRAFIA E GEOGEBRA EM AULAS DE MATEMÁTICA EM UMA ESCOLA DO CAMPO. Mathematics Education in Review - RS, [S. l.], v. 2, n. 17, 2017. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/1832. Acesso em: 11 jul. 2025.