FOTOGRAFIA E GEOGEBRA EM AULAS DE MATEMÁTICA EM UMA ESCOLA DO CAMPO
Abstract
O presente artigo tem o propósito de divulgar um estudo que buscou investigar potencialidades do uso da fotografia e do GeoGebra como recursos para o ensino da matemática em uma turma multisseriada de 8º e 9º ano do ensino fundamental, de uma escola do campo na cidade de Três Passos no Rio Grande do Sul. A estratégia utilizada foi fotografar cenários, objetos, capturar imagens a partir do olhar do adolescente camponês e manusear estas fotografias no software GeoGebra com o intuito de explorar conceitos matemáticos que valorizem construções geométricas de isometria e homotetia a partir de imagens do contexto local de vivência dos alunos. Constatou-se, com desenvolvimento da sequência de atividades, que os alunos voltaram seu “olhar” para o entorno e “brincaram” com as imagens criando formas e movimentos que extrapolam a realidade física e que para tanto as tecnologias tornaram o trabalho mais viável e desafiador, contribuindo para a mobilização de conhecimentos matemáticos.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright for articles published in Educação Matemática em Revista - RS is held by the respective author(s), with first publication rights granted to the journal.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0).
This license permits others to share (copy and redistribute the material in any medium or format) and adapt (remix, transform, and build upon the material) for any purpose, even commercially, as long as appropriate credit is given to the original creation.