METODOLOGIA PEER INSTRUCTION NO ENSINO DE MATRIZES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA DISCIPLINA DE ÁLGEBRA LINEAR

Autores

  • Katiuscia Costa Barros Teixeira katiusciacbt@gmail.com
    Universidade Federal do Ceará
  • Francisca Cláudia Fernandes Fontenele claudiafontenele05@gmail.com
    Universidade Federal do Ceará

Resumo

Neste trabalho relatamos uma experiência didática vivenciada na disciplina Álgebra Linear, em que abordamos, especificamente, o conteúdo de matrizes. A estratégia de ensino utilizada foi inspirada na metodologia Peer Instruction, a qual baseia-se na construção de questões conceituais com o objetivo de concentrar a atenção do estudante nos conceitos fundamentais, visando o desenvolvimento de seu raciocínio, assim como, incentivar sua participação e colaboração na sala de aula. Descrevemos como essa estratégia foi implementada junto a turma e como os alunos responderam a ela. Os resultados revelaram que os alunos participaram ativamente da aula promovendo amplos debates com seus pares e mostraram-se mais empenhados no aprendizado do conteúdo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Katiuscia Costa Barros Teixeira, Universidade Federal do Ceará
    Doutora em Engenharia de Teleinformática pela Universidade Federal do Ceará. Eixo: Ensino de Matemática nos cursos de Engenharia. Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (1999), mestrado em Matemática (geometria/topologia) pela Universidade Federal do Ceará (2001) e mestrado em Financial Mathematics - University of Texas at Austin (2005). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática, Educação em Engenharia e Avaliação Educacional.

Downloads

Publicado

2017-08-25

Como Citar

METODOLOGIA PEER INSTRUCTION NO ENSINO DE MATRIZES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA DISCIPLINA DE ÁLGEBRA LINEAR. (2017). Educação Matemática Em Revista - RS, 1(18). https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/1866