OPERAÇÃO DE MULTIPLICAÇÃO: ABORDAGENS PRESENTES EM LIVROS DE 5ª SÉRIE
Abstract
Este estudo descreve a abordagem da operação multiplicação presente em livros didáticos de Matemática de 5ª série do ensino fundamental (EF). Foram analisados seis livros didáticos recomendados pelo Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) editados entre 2000 e 2006. As análises indicam que, ao tratar da operação multiplicação, os autores procuram atender às diretrizes estabelecidas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), o que tem influenciado fortemente o modo de conceber a operação e multiplicação e seu ensino. Os autores têm dado atenção a diferentes aspectos fundamentais à compreensão do conceito desta operação matemática como contextualização, abordagem, algoritmos, aspectos históricos e propriedades. O que se percebe é que a atenção que cada autor atribui a estes aspectos se explicita no modo de apresentação do conteúdo. Assim, cabe ao professor, diante de sua concepção de educação, de Matemática, de ensino, de aprendizagem, de Educação Matemática, fazer a opção pelo uso ou não de um ou mais livros didáticos.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2020-06-02
Issue
Section
Memória
How to Cite
VIZOLLI, Idemar; DE SENA CORRÊA, Cirlei Marieta; TAGLIEBER, José Erno; JOÃO DUARTE, Roberto; STAROSKY ROLOFF, Micheli Cristina; DE JESUS ADLER RODRIGUES PROCHEIRA, Rosa Maria; SIMAS NEVES, Francine; CARDOSO BENVENUTTI, Luciana. OPERAÇÃO DE MULTIPLICAÇÃO: ABORDAGENS PRESENTES EM LIVROS DE 5ª SÉRIE. Mathematics Education in Review - RS, [S. l.], v. 1, n. 9, 2020. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/2191. Acesso em: 11 jul. 2025.