OPERAÇÃO DE MULTIPLICAÇÃO: ABORDAGENS PRESENTES EM LIVROS DE 5ª SÉRIE

Authors

  • Idemar Vizolli idemar@uft.edu.br
    Professor na Universidade Federal do Tocantins (UFT).
  • Cirlei Marieta de Sena Corrêa idemar@uft.edu.br
    Professora na Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI).
  • José Erno Taglieber idemar@uft.edu.br
    Professora na Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI).
  • Roberto João Duarte idemar@uft.edu.br
    Professor na Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI).
  • Micheli Cristina Starosky Roloff idemar@uft.edu.br
    Aluna do Programa de Mestrado Acadêmico em Educação (PMAE) na Universidade do Vale o Itajaí (UNIVALI).
  • Rosa Maria de Jesus Adler Rodrigues Procheira idemar@uft.edu.br
    Aluna do Programa de Mestrado Acadêmico em Educação (PMAE) na Universidade do Vale o Itajaí (UNIVALI).
  • Francine Simas Neves idemar@uft.edu.br
    Professora na Universidade do Vale do Itajaí (UNlVALI).
  • Luciana Cardoso Benvenutti idemar@uft.edu.br
    Aluna do Programa de Mestrado Acadêmico em Educação (PMAE) na Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI).

Abstract

Este estudo descreve a abordagem da operação multiplicação presente em livros didáticos de Matemática de 5ª série do ensino fundamental (EF). Foram analisados seis livros didáticos recomendados pelo Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) editados entre 2000 e 2006. As análises indicam que, ao tratar da operação multiplicação, os autores procuram atender às diretrizes estabelecidas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), o que tem influenciado fortemente o modo de conceber a operação e multiplicação e seu ensino. Os autores têm dado atenção a diferentes aspectos fundamentais à compreensão do conceito desta operação matemática como contextualização, abordagem, algoritmos, aspectos históricos e propriedades. O que se percebe é que a atenção que cada autor atribui a estes aspectos se explicita no modo de apresentação do conteúdo. Assim, cabe ao professor, diante de sua concepção de educação, de Matemática, de ensino, de aprendizagem, de Educação Matemática, fazer a opção pelo uso ou não de um ou mais livros didáticos.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2020-06-02

How to Cite

VIZOLLI, Idemar; DE SENA CORRÊA, Cirlei Marieta; TAGLIEBER, José Erno; JOÃO DUARTE, Roberto; STAROSKY ROLOFF, Micheli Cristina; DE JESUS ADLER RODRIGUES PROCHEIRA, Rosa Maria; SIMAS NEVES, Francine; CARDOSO BENVENUTTI, Luciana. OPERAÇÃO DE MULTIPLICAÇÃO: ABORDAGENS PRESENTES EM LIVROS DE 5ª SÉRIE. Mathematics Education in Review - RS, [S. l.], v. 1, n. 9, 2020. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/2191. Acesso em: 11 jul. 2025.